PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Partidos divulgam agendas de convenções partidárias na Baixada Santista

A agenda das convenções partidárias na Região está intensa. Na quinta-feira (1) Rafael Redó e Guinho Silvestre, oficializam suas candidaturas a prefeito e vice em Mongaguá, tendo o apoio dos partidos Republicanos, Podemos, Novo e PSDB. O evento acontece a partir das 19h10 na Avenida São Paulo, 3465, no bairro Vera Cruz, em Mongaguá.

Na sexta-feira (2), a pré-candidata a prefeita no Guarujá, Thaís Margarido realiza sua convenção. É esperada a presença da deputada estadual Solange Freitas, que tem apoiado a sua candidatura pelo União Brasil. A convenção da jornalista será a partir das 19h na Rua Funchal, 529, no bairro Jardim dos Pássaros, em Guarujá.

Em Santos. no sábado (3) , a deputada federal Rosana Valle fará sua convenção onde irá oficializar como candidata a prefeita de Santos. A reunião está marcada para 15h, na Avenida Ana Costa, 173, no bairro da Encruzilhada, em Santos.

No mesmo dia, em Praia Grande, está marcada a convenção ‘Pela Frente Praia Grande’, que irá lançar a candidatura de Danilo Morgado às eleições municipais da Cidade. O evento será realizado às 18h na Avenida Maria Cavalcante da Silva, 300A, no bairro do Samambaia.

O QUE DIZ O TSE

Os partidos e as federações devem realizar até 5 de agosto as convenções partidárias para oficialização da escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores com vistas às eleições municipais de outubro. Após a definição, o registro das candidaturas deve ser solicitado até 15 de agosto à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Candidaturas (Candex).

Nas convenções, também é deliberada a formação de coligações (união de dois ou mais partidos) para a disputa da eleição majoritária (prefeita ou prefeito). Desde 2017, não é mais possível fazer coligação em eleições proporcionais (disputa para as vagas de vereadores e deputados estaduais e federais). Apenas partidos que já estejam unidos em federações poderão disputar essas vagas de forma conjunta.

As convenções podem ser realizadas de forma presencial, virtual ou ter formato híbrido. Partidos e federações podem usar gratuitamente prédios públicos, desde que comuniquem os responsáveis pelo local com antecedência mínima de uma semana. As deliberações devem seguir a legislação eleitoral e as normas previstas nos estatutos dos partidos e federações.