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Região / Cotidiano

Nova pista da Imigrantes será projetada para caminhões e ônibus

 

O projeto da nova Rodovia dos Imigrantes, elaborado pela Ecovias, terá uma pista com duas faixas e sentido reversível, ou seja, poderá ser usada para a descida ou para a subida da Serra. Outro detalhe é que boa parte do traçado ligando São Paulo à Baixada Santista será por túneis e projetado para atender ônibus e caminhões. O objetivo é desafogar os gargalos no acesso ao Porto de Santos.

As novidades foram apresentadas durante reunião da Frente Parlamentar em Apoio à Terceira Pista presidido pela deputada estadual Solange Freitas (União Brasil). O encontro foi realizado nesta quarta-feira (4/12) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Segundo a parlamentar, idealizadora da Frente, a reunião aprimora o diálogo entre o Governo e a sociedade civil para a formulação de políticas públicas voltadas à infraestrutura. “Como deputada, tenho o dever de promover debates entre setores da sociedade e o Poder Público. Sem interferências governamentais, com transparência e responsabilidade”, afirmou Solange Freitas.

Projeto

Atualmente 60% do transporte de cargas no cais santista é feito por rodovia. O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, que participou do encontro, disse que no ano passado, 174 milhões de toneladas foram movimentadas no Porto de Santos. Desse total, 97 milhões foram transportadas por caminhões. Em 2040, a projeção é que 119 milhões de cargas sejam movimentadas por rodovias. E o mais preocupante, haverá um crescimento de 55% de veículos rumo ao cais santista.

A deputada Solange Freitas indagou o diretor superintendente da Ecovias e Ecopistas Ronald Marangon a respeito dessa sobrecarga e da necessidade de se pensar até em uma quarta pista. Segundo o representante da concessionária, esse novo projeto de infraestrutura deve atender a demanda pelos próximos 20 anos. “A gente busca por meio disso um aumento de 25% na capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes atual. E quando a gente foca em caminhões, especificamente voltados ao Porto de Santos, isso mais do que dobra. Esse aumento da capacidade certamente vai ser atendido para que o Governo do Estado tenha tempo de pensar em novas conexõesâ€, respondeu Marangon.

Planejamento

Em janeiro de 2024, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) autorizou a Ecovias a iniciar os estudos necessários para a implementação da terceira via. Os estudos incluem análises de tráfego, avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas, além de relatórios sobre os possíveis impactos ambientais. A previsão para a conclusão é 2026.

Na reunião realizada no auditório Teotônio Vilela da Alesp, também participaram Rodrigo Hirata, superintendente da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp); Glaucus Farinello, secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos; Eduardo Lustoza, diretor de portos e Caio França, deputado estadual.