PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Moradores instalam placa de alerta em praia e pedem salva-vidas aos finais de semana

Imagens: @betao_surf

Moradores do bairro Jardim São Loureço, em Bertioga, instalaram uma placa de alerta aos banhistas que frequentam a praia de Itaguaré, com orientações para os visitantes. O objetivo é alertar os frequentadores sobre o perigo desta praia.

A região acumula inúmeros casos de afogamentos, devido a maré ser forte. Na placa há alertas como nadar próximo aos guardas – vidas; se beber não entrar no mar; o alto risco de afogamento no local e as indicações do uso de boias.

“Vamos diminuir estes números que estão crescendo. Pedimos às autoridades coloquem um efetivo ‘Salva- Vidas’, pelo menos aos finais de semana, que o fluxo está grande no localâ€, destacou um dos participantes desta iniciativa, Roberto Rangel, conhecido como Betão.

Na última sexta-feira (4) o corpo de Cauã Lima da Silva, de 13 anos, de Mogi das Cruzes, foi encontrado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Ele teria entrado no mar com seu pai, Luiz Henrique Alves, quando não foi mais visto.

Betão conta que os surfistas, quando estão no mar, orientam os turistas sobre os riscos desta praia. No dia em que Caio e seu pai entraram no mar, não havia nenhum deles na praia. “Nós, moradores, tomamos está iniciativa de fazer algo que possa informá-los, mas o certo mesmo, ao menos nos finais de semana, seria as autoridades colocarem um salva-vidas de plantão. Há muito tempo estamos nesta luta, mas eles alegam que não tem contingente. Estamos pensando em outras estratégias, como colocar uma guarita e de repente o bairro bancar um profissional capacitado. Estamos estudando aqui até que alguém tomem uma atitudeâ€, relata.

O portal Mais Santos aguarda um posicionamento da Prefeitura de Bertioga.