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Região / Cotidiano

Moradores do Litoral sofrem com a falta de água e Prefeituras buscam alternativas

Buscando amenizar a falta de água, a Prefeitura de BERTIOGA iniciou uma operação emergencial, onde três tendas foram montadas em locais estratégicos para atender à população afetada, visando facilitar o acesso à informação. O atendimento é realizado das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

As tendas estão localizadas em pontos estratégicos da cidade: Vila do Bem Vicente de Carvalho, localizada na Av. Marginal, S/Nº; Praça Nicola D’Angelo Neto, s/n, Maitinga; e Praça dos Emancipadores, no cruzamento entre as avenidas Anchieta e 19 de Maio, Centro.

Para atender à comunidade até o reabastecimento se normalizar, a Sabesp disponibilizou 10 caminhões-pipa para abastecer as caixas d’água. Durante o atendimento, é necessário que um responsável esteja presente no local para fornecer acesso às caixas d’água e disponibilizar uma escada, se necessário.

ATUAÇÃO – A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, autuou a Sabesp em R$ 162 mil, no dia 20 de agosto, por conta do desabastecimento de água apresentado para o sistema Furnas/Pelaes. A Pasta reforça que a autuação também tem vínculo pela reincidência, tendo em vista que na virada ano 2023 para 2024 foram apresentados problemas no mesmo sistema. Além disso, a Pasta encaminhou ofício à Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), responsável pela fiscalização da Companhia, relatando os problemas vivenciados.

Em caso de emergência, a população deve solicitar uma vistoria e informar o endereço completo pelos canais oficiais da Sabesp: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita) ou WhatsApp 11-3388-8000 (mensagem de texto). Além disso, reclamações podem ser realizadas pelo telefone da ouvidoria da Prefeitura, no número (13) 3319-8014.

Em SÃO VICENTE, outra cidade que também tem sofrido com a falta d’água, a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços do Estado de São Paulo) emitiu um comunicado ressaltando que a demanda está sob cuidado da Diretoria de Saneamento, que irá apurar junto à concessionária os motivos para as constantes interrupções no abastecimento. A equipe também está avaliando a necessidade de uma fiscalização específica para cuidar da situação.

Além disso, a Arsesp instaurou procedimento de encaminhamento do caso para a Coordenadoria da Unidade Regional de Serviços de Abastecimento – Urae-1 Sudeste, órgão colegiado que representa os Municípios da Baixada Santista no contrato de concessão da Sabesp e pratica os atos administrativos para coibir irregularidades na prestação dos serviços. A agência estadual salienta que a tramitação pode levar alguns dias para ser concluída, mas assegura seu compromisso para que os problemas sejam sanados o mais rápido possível.

A Prefeitura de São Vicente se manifestou insatisfeita com esta situação e em seu comunicado “exige que as devidas providências sejam tomadas pela Sabesp, reafirmando seu papel fiscalizador para com a população”.

A Prefeitura de SANTOS notificou a Sabesp e tem solicitado esclarecimentos sobre a falta de água à concessionária e orientado os munícipes a realizarem registros com o mesmo teor. No último dia 06/09/24, o prefeito regional se reuniu com a Sabesp e, mais uma vez, solicitou procedências e esclarecimentos público sobre ocorrido.

Ocorrências devem ser comunicadas à Sabesp por meio da sua central. Para maior eficiência no atendimento, a concessionária pede aos munícipes que qualquer solicitação de serviço seja feita por meio da central do 0800-055-0195.

*Este post segue em atualização para o posicionamento das demais Prefeituras. Em Mongaguá a Administração informou que não houve registro de falta d’água.