Um indivÃduo foi penalizado pela força-tarefa realizada em São Vicente, que verificou irregularidades em embarcações. A Marinha apreendeu seu jet ski pela Marinha por comercializar a moto aquática de forma ilegal, nas proximidades da área dos banhistas, colocando em risco os demais frequentadores do mar.
Cerca de 15 embarcações foram alvo desta ação que envolveu a GCM (Guarda Civil Municipal) Ambiental Náutica, Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), ambos órgãos de São Vicente e Marinha do Brasil. O objetivo foi fiscalizar a documentação das embarcações, condições estruturais, quantidade de pessoas embarcadas e demais possÃveis irregularidades.
Todo o trecho das praias do Gonzaguinha e Japuà foram monitoradas durante a tarde de sábado (7).
Além disso, os agentes trabalharam a conscientização como um dos principais mecanismos de segurança, realizando teste de barômetro, notificando os proprietários sobre o limite de passageiros nas embarcações, checando as condições de cada veÃculo e orientando os usuários sobre a distância necessária a ser mantida dos banhistas. Paralelamente, a região foi monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), através dos totens de segurança.
Com a aproximação do verão, a proposta é promover fiscalizações em todos os finais de semana, a fim de zelar pela segurança dos moradores e turistas, como garante o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno. “Estamos atuando de forma bem integrada, intensificando cada vez mais esse trabalho. Quero agradecer à s equipes da nossa Inspetoria Ambiental Náutica da GCM e da Marinha”.
Para o Comandante Capitão de Mar e Guerra, Marcus André, a parceria entre Capitania dos Portos e Prefeitura é de extrema importância. “Estendo o apoio ao MunicÃpio. Nossa meta é, a partir de então, fiscalizar essas irregularidades constantemente”.