PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Instituto Gremar realiza necropsia de baleia encontrada hoje em Guarujá

 - REVISTA MAIS SANTOS

(Crédito: Foto de Drone/Crédito: Rodrigo Nattan)

Na manhã desta quinta-feira, em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a equipe do Instituto Gremar, que já estava em sua rotina diária de campo, também foi alertada por meio de acionamento sobre o encalhe de um cetáceo de grande porte na Praia do Pernambuco, no Guarujá (SP).

Com a chegada dos técnicos e, posteriormente, dos biólogos e veterinários ao local do encalhe, foi constatado que tratava-se de uma baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni), adulta, fêmea, de aproximadamente 9 toneladas e 14m de comprimento, em avançado estado de decomposição.

O animal estava abaixo do peso, o que indica prováveis complicações em seu estado de saúde, a serem identificadas após a análise das amostras já colhidas.

Com a alta da maré, a equipe suspendeu provisoriamente os trabalhos no fim da manhã, mas a previsão é que no período da tarde o exame de necropsia possa ter continuidade.

Espécie

A baleia-de-bryde é uma das espécies menos conhecidas entre as baleias e recebeu este nome em homenagem ao norueguês Johan Bryde, que foi cônsul na África do Sul e estabeleceu a primeira estação baleeira daquele país.

Ela habita águas temperadas e tropicais, ocorrendo no litoral brasileiro com alguma frequência, especialmente na região Sudeste e, mais especificamente, também nas imediações do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

Habitualmente desloca-se sozinha ou em pares, alimentando-se de pequenos cardumes de peixes e plânctons, por isso, não costuma fazer longas migrações.

O animal não está atualmente na lista de espécies em extinção, mas estudos indicam que sua população global tem diminuído nos últimos anos.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.