Da Redação
Uma iniciativa para desenvolver projetos de arquitetura e urbanismo em comunidades da Baixada Santista, com a colaboração da população, fez um mapeamento aéreo em Santos e São Vicente por meio de drones.
O projeto “Colaboradora ATHIS – habitação e transformação social”, do Instituto Procomum, é fomentado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) e executado em parceria com a comissão da Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) na Baixada Santista.
O mapeamento foi realizado no último dia 23, em espaços da comunidade Bela Vista, na Vila Progresso, em Santos, e da Vila Margarida, em São Vicente.
A partir das imagens, a Colaboradora prevê uma atividade de formação para cerca de 60 arquitetos de todo paÃs, selecionados a partir de inscrições, com o objetivo de desenvolver projetos de arquitetura e urbanismo em co-criação com a população para melhorias em suas habitações. Membros das respectivas comunidades acompanharam a ação do dia 23.
O primeiro encontro do grupo de arquitetos para avaliar o mapeamento técnico, que servirá para subsidiar os trabalhos, está previsto para a primeira semana de maio. As atividades serão realizadas de forma remota, por conta da pandemia.
Foto da capa: Divulgação