Por volta de 5h45, desta quinta-feira (26), um corpo foi encontrado na praia do Solemar, em Praia Grande. A vítima aparenta 17 anos. Informações ainda sendo confirmadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e as famílias se direcionando para reconhecer o corpo no IML (Instituto Médico Legal).
Em paralelo a isso, o GBMar segue realizando as buscas pelos irmãos de Santo André, de 16 e 24 anos, desaparecidos em Praia Grande. Eles sumiram após terem sido arrastados por uma “corrente de retorno” quando nadavam na praia do bairro Caiçara.
Felipy da Silva de Oliveira, 16 anos, branco, 1,70 de altura e Edley Matheus da Silva Ferreira, 24 anos, moreno, cabelos pretos cacheados que trajava shorts cinza estavam no mar quando foram levados pela corrente de retorno por volta das 14h30 desta quarta-feira (25).
No bairro Itapoã, o GBMar foi acionado sobre o afogamento de um grupo de pessoas. Dos quatro, três banhistas foram retirados por populares minutos antes da chegada da equipe. Messias Domingos Leck, de 16 anos, morador de Cachoeira de Minas (MG), desapareceu nas águas.
O helicóptero águia realizou pesquisa pelo local, porém sem êxito. O GBMar segue realizando buscas.
Bertioga
O turista Rafael Oliveira Costa, de 35 aos, da cidade de Cerquilho (SP), foi encontrado morto afogado nesta quarta-feira, dia 25, em Bertioga, no Litoral Norte Paulista. O turista estava desaparecido desde a noite de ontem, da 24, quando navegava de moto-aquática entre a Prainha Branca e o Canal de Bertioga.
O piloto, de 35 anos, de cor parda, pesando 160 quilos, estava trajando bermuda azul, colete nas cores preta e coral e utilizava uma moto-aquática Yamaha 700, ano 1997, branco com faixas amarelo e azul.
Segundo o GBMar, o aviso sobre o desaparecimento do turista chegou por volta das 21h30 de terça-feira (24), através do COBOM Marítimo que imediatamente acionou o 1° Pelotão Náutico informando que um indivíduo conduzindo uma moto aquática teria se deslocado da Prainha Branca para o canal da Bertioga, porém passadas 01h30min não havia chegado ao seu destino.
O Águia 08 confirmou a localização e uma lancha foi até o local recolhendo o corpo do turista e a moto-aquática que foram levados até Bertioga. A Marinha do Brasil instaurou inquérito para apurar a morte do turista. A moto-aquática será periciada para se tentar descobrir a causa do acidente. Amigos da vítima estiveram no local e fizeram o reconhecimento do corpo e confirmaram a identidade do piloto Rafael Oliveira Costa, que usava a moto-aquática. O corpo foi removido até o IML de Santos.
Ubatuba
Ainda na terça-feira (24) em Ubatuba, uma criança que brincava em uma bolha inflável e foi resgatada por uma embarcação após ter sido levada pela forte correnteza em direção ao alto mar. O caso ocorreu na Praia do Lázaro. A bolha inflável é alugada nas praias de Ubatuba. As crianças são colocadas dentro dela e a bolha é solta no mar, mas presa a uma corda. No caso de ontem, a pessoa não conseguiu segurar acorda devido à forte correnteza e a bolha com a criança dentro foi levada em direção ao alto mar.
Mongaguá
Em Mongaguá, outros dois turistas acabaram morrendo após se afogarem nesta quarta-feira (25). Pela manhã, por volta das 11h, o GBMar foi acionado sobre uma vítima na areia, possivelmente em grau 6 (parada cardiorrespiratória) de afogamento. A equipe se deslocou ao local e imediatamente deu início ao procedimento de reanimação cardiopulmonar (RCP) com apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Apesar da tentativa durante 10 minutos, não houve êxito.
O corpo de Willian Guedes Da Silva Santos, de 37 anos, morador de Jardim São Francisco, Assis (SP), foi encaminhado ao Pronto Socorro Central de Mongaguá, onde o óbito foi constatado.
À tarde, por volta de 15h50, outra ocorrência na mesma cidade. Quatro jovens estavam nas águas quando um deles, João Biratan Henrique Pereira Alves, de 18 anos, morador de Guarulhos (SP), submergiu durante o afogamento e desapareceu.
A equipe iniciou as buscas pelo turista, e após 20 minutos, a vítima foi encontrada e retirada do mar em parada cardiorrespiratória. O procedimento de reanimação cardio pulmonar (RCP) foi efetuado por 15 minutos e em seguida a mesma foi embarcada e conduzida ao Pronto Socorro de Mongaguá, onde foi constatado o óbito do jovem.
Prainha Branca
Localizada na divisa entre Guarujá e Bertioga, a Prainha Branca também foi local de notícia triste para uma família na véspera de Natal, terça-feira (24). Um homem, que pilotava uma moto aquática, foi encontrado sem vida após buscas serem feitas por ele.
A equipe foi acionada por volta de 21h30, após o mesmo não ter chegado em seu destino final, ficando por quase 2 horas desaparecido. O helicópetero águia prestou apoio na ocorrência, e avistaram um corpo e uma motoaquática boiando no mar, a 10 Km aproximadamente do local.
Os amigos da vítima realizaram o reconhecimento da vítima, que era morador de Cerquilho (SP). Ele usava colete e encontrava-se com sinais evidentes de morte. Segundo a guarnição, o delegado do DP de Bertioga determinará se vai ou não acionar perícia para o local, com o objetivo de investigar as causas do óbito.