PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Guará-Vermelho ganha escultura como compensação ambiental e se firma como símbolo de Cubatão

Dentro de poucos dias Cubatão irá entregar à população o projeto paisagístico de construção de uma escultura do Guará-Vermelho, considerado símbolo da Cidade.

De acordo com Karla Roncete, arquiteta com pós-graduação em projeto paisagístico, a iniciativa representa uma compensação ambiental pelo impacto da construção do viaduto da Vila dos Pescadores em Cubatão executado pela MRS Logística. “Este acordo foi firmado entre a MRS e a Prefeitura de Cubatão, e nossa empresa (RTA Ambiental) contratada para elaborar e implementar o projeto”, explica.

O escopo inclui o plantio de 420 árvores (ipês, mamicas e jerivás), a revitalização de um trecho de ciclovia próximo ao viaduto, com nova iluminação, além da criação de um espaço para fotos com pergolados e paisagismo.

“O monumento trata-se de um Guará-Piranga minimalista, todo em concreto armado, pesando cerca de 9 toneladas, feito em Piranga-MG com todo o carinho para Cubatão. O retorno do Guará-Piranga ou Guará-vermelho é um grande indicador da recuperação ambiental de Cubatão e me sinto grato e honrado de fazer parte deste projeto”, ressalta o proprietário da empresa Artcool Monumentos Felipe Rodrigues.

A escultura tem 5 metros de altura é feita em concreto, foi desenvolvida em parceria com o artista Felipe Rodrigues da Artcool, e posicionada sobre uma base de 3 metros para maior imponência.

“Ainda estamos finalizando os acabamentos, incluindo iluminação cênica e paisagismo ao redor da base, com previsão de entrega completa em 20 dias”, detalha a arquiteta.

Imagens: @Marcio Teixeira 

Fotos: @felipedrartcool

@artcool.monumentos, @guipiranga , @rangel_pintor e @karla_roncete