PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Frente fria traz chuvas intensas para a Baixada Santista

Praia Grande – crédito: @asheylanapraiagrande

O avanço de uma frente fria que virá do Sul do País vai resultar em pancadas de chuva a partir da tarde desta quinta-feira (7) no Litoral, podendo chegar com intensidade forte em alguns momentos.

Isso irá acontecer devido a uma alta instabilidade climática e uma baixa pressão atmosférica. A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para fortes pancadas de chuva e possíveis rajadas de vento e raios para os próximos dias na Baixada Santista. Há uma estimativa de acumulado de chuva de até 150 mm entre quinta (7) e sexta-feira (8).

É o que aponta o boletim meteorológico do Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santos desta quarta-feira (6). Para sexta-feira (8), a previsão é de chuva persistente ao longo de todo o dia.

De acordo com o boletim, a probabilidade de chuva para quinta-feira (7) é de 80%, com volume de 15 a 30 milímetros, de intensidade moderada. Para a sexta (8), a probabilidade sobe para 90%, com volume estimado de 40 a 70 milímetros, de intensidade moderada a forte. Já para o sábado (9), a expectativa é de 80%, mas o volume estimado diminui, ficando entre 10 e 20 milímetros, com intensidade moderada.

Segundo o meteorologista Franco Cassol, “muitas horas de chuva chamam a atenção, gerando um acumulado elevado e causando riscos para ocorrência de alagamentosâ€. Ainda de acordo com o especialista, há previsão de agitação marítima moderada durante o fim de semana, “mas não são esperados impactos pela ressaca ou períodos de maré alta de forma anormalâ€. Para o domingo (10), a previsão é de que a condição do tempo se estabilize por completo.

ATENÇÃO AOS SINAIS

A Defesa Civil orienta a população que mora em área de encostas a ficar atenta aos sinais de perigo de deslizamento: trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo; trincas no piso e nas paredes das casas, ou muros estufados; inclinação de árvores, postes, cercas ou muros; valas com águas mais barrentas que o normal; estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochosos.

Em qualquer um destes sinais, o morador deve sair imediatamente do local e ligar para a Defesa Civil de Santos, no número 199. É possível se cadastrar para receber os boletins meteorológicos. Basta enviar um SMS, com o número do CEP da residência, para o telefone 40199.

SÃO VICENTE

Para que eventuais acidentes, afogamentos, entre outros, sejam evitados, a Prefeitura de São Vicente recomenda que atividades esportivas como surf, natação, canoagem e pesca sejam suspensas nesses dias.

O órgão também sugere que as pessoas não circulem pela orla da praia e/ou perto de áreas de riscos, como morros, a fim de evitar exposições a riscos de desastres naturais.

Utilidade Pública – O morador poderá acessar informações e alertas sobre as condições climáticas via SMS, enviando uma mensagem de texto com o CEP para o número 40199. Além disso, a Defesa Civil do Estado dispõe de um aplicativo contendo dados sobre as condições climáticas da região, disponível para Android e IOS.

Ocorrências – Em caso de emergência, o cidadão poderá acionar:

Defesa Civil: 199 / (13) 3467-7708

Guarda Civil Municipal (GCM): 153

Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar (PM): 193