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Região / Cotidiano

Fortes neblinas e nevoeiros obrigaram 100 paralisações na operação das balsas para garantir segurança aos usuários e tripulantes

Desde julho, o litoral paulista vem sendo atingido por densos nevoeiros que cobrem toda a orla das praias e parte do mar, interrompendo até mesmo as operações do Porto de Santos, o maior da América Latina. As travessias de balsas também foram impactadas. Segundo o CCO, entre o início de julho e a primeira quinzena deste mês, foram registradas 110 paralisações de curta, média e longa duração, das quais 100 foram causadas por motivos de segurança devido à baixa visibilidade pela neblina.

Desse total, 55% das interrupções afetaram as travessias Cananéia/Ariri, Cananéia/Continente e Cananéia/Ilha Comprida; 33% impactaram as travessias Santos/Guarujá, Santos/Vicente de Carvalho e Bertioga/Guarujá; e 12% ocorreram na travessia São Sebastião/Ilhabela.

De acordo com o Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Hidroviário (DH), 90% das paralisações ocorridas entre o início de julho e a primeira quinzena de agosto foram causadas por fortes neblinas e nevoeiros que afetaram as regiões das oito travessias litorâneas.

“Ressaltamos a importância fundamental de garantir a segurança de todos os usuários e tripulantes nas travessias, considerando as condições climáticas adversas às quais estamos sujeitos. É imprescindível seguir os protocolos estabelecidos para evitar qualquer tipo de acidente grave. Nosso site e as redes sociais estarão integrados ao sistema de inteligência e gestão, sendo atualizados em tempo real para informar a situação operacional das oito travessias, especialmente quando as regiões do litoral paulista enfrentam nevoeiros, neblinas e outras condições climáticas” reforça a diretora do Departamento Hidroviário, Jamille Consulin.

Com a implementação do sistema de inteligência de gestão das oito travessias, que integra todos os agentes envolvidos na operação em uma única plataforma digital, as informações são atualizadas em tempo real para cada travessia. O painel é compartilhado pelos operadores e fornece dados como força da maré, interrupções por nevoeiros intensos, situação dos acessos de embarque e desembarque, e quantidade de veículos em espera, permitindo que os usuários possam planejar suas viagens e fiquem 100% informados sobre todas as condições operacionais.

Próximas entregas – Em 2024, já foram entregues três embarcações reformadas e renovadas, duas que atualmente atendem a travessia Santos-Guarujá (FB-21 e FB-27) e outra que está atendendo a travessia de São Sebastião/Ilhabela (FB-28), com um investimento total de R$ 23, 4 milhões.

Para os próximos meses o Departamento Hidroviário entregará outras três embarcações que atualmente estão em reforma, e a reforma dos atracadouros de São Sebastião e Ilhabela, com um investimento total de R$ 35,1 milhões: A FB-30 com investimento de R$ 8,3 milhões, tem capacidade para 320 pedestres e 56 veículos; a FB-10 com investimento de R$ 9,1 milhões, tem capacidade para 200 pedestres e 32 veículos; Lancha Canéu com investimento de R$ 4,5 que comporta 190 pedestres, além do atracadouro de São Sebastião (Flutuante DERSA VIII), com investimento de R$ 6,9 milhões e o atracadouro de Ilhabela (Flutuante DERSA VI), com investimento de R$ 6,3 milhões.

Foto: Divulgação