Os casos ocorreram nas praias de Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande. Confira o balanço do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).
Vídeo: Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar)
Por Vinícius Farias
O último fim de semana foi de muito sol e calor. Com isso, nada melhor que uma praia. Porém, nem tudo são flores. O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) divulgou um balanço das ocorrências nas praias do litoral no último fim de semana, entre 12 e 14 de janeiro.
No total, três turistas morreram e dois desapareceram nas praias de Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande.
No sábado (13), em Praia Grande, um homem desapareceu na Praia da Guilhermina, por volta das 17h. Segundo o GBMar, um banhista alertou os agentes e informou ter avistado uma pessoa com a água no pescoço e os braços para cima, aparentemente, pedindo ajuda.
De imediato, os guarda-vidas compareceram ao local e iniciaram as buscas utilizando um quadriciclo, uma moto aquática e o helicóptero Águia da Polícia Militar (PM). No entanto, nada foi encontrado. O caso foi registrado como desaparecimento nas águas.
Ainda na cidade, no domingo (14), dois moradores de São Paulo se afogaram na Praia da Aviação. Um adolescente, de 14 anos, foi socorrido no Hospital Irmã Dulce. Um idoso, de 73, não resistiu e morreu. Ambos apresentaram grau seis de afogamento, sendo o mais alto da escala.
No mesmo dia (14), um adolescente, de 15 anos, desapareceu na praia Balneário Vila Loty, em Mongaguá. A vítima era de Guaianazes e veio ao litoral com a família. O primo do adolescente relatou que eles estavam no mar, quando o rapaz começou a ser puxado por uma corrente de retorno. O primo disse que tentou ajudar o jovem, mas sem sucesso.
Na madrugada desta segunda-feira (15), o corpo do adolescente foi encontrado em Itanhaém, na divisa com Mongaguá. Ele foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande, onde os familiares reconheceram o corpo.
Ainda no domingo (14), em Itanhaém, dois primos de Ferraz de Vasconcelos estavam no mar da Praia de Bopiranga, por volta de 15h, quando foram arrastados para o fundo.
Um deles conseguiu escapar, mas o outro sumiu nas águas. Na segunda (15), o cadáver foi encontrado em Praia Grande, na divisa com Peruíbe. Ele também foi levado ao IML e reconhecido pela família.
Em Bertioga, um turista de Guarulhos desapareceu neste domingo (14), na Praia da Enseada. Ele e um amigo, de 30 anos, entraram no mar e foram arrastados por uma corrente de retorno. O homem, de 30, foi resgatado, com grau 1 de afogamento e recebeu atendimento. O outro sumiu e continua desaparecido. O GBMAR realiza as buscas pelo corpo nesta segunda-feira (15). (veja imagens das buscas acima)
Balanço das ocorrências
De 01 a 14 de janeiro
Vítimas salvas: 589
Óbitos por afogamento: 15
Pessoa Desaparecida nas águas: 01 pessoa Desaparecida nas águas (Bertioga ).