PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Em coletiva do governo de SP, Rogério faz apelo: “Não venham para a Baixada”

Da Redação

O prefeito de Santos, Rogério Santos, participou nesta sexta-feira da entrevista coletiva concedida pelo Centro de Contingência da Covid-19 do Estado de São Paulo. E fez um apelo a toda população da Capital e outras regiões do Estado: “Não saiam de casa. não venham para a Baixada Santista”.

A coletiva, que normalmente é conduzida pelo governador João Doria, foi liderada dessa vez pelo vice, Rodrigo Garcia. Ele confirmou a suspensão da Operação Descida no Sistema Anchieta-Imigrantes nos próximos dois fins de semana de fase emergencial do Plano SP (19, 20 e 21 e 26, 27 e 28 deste mês).

O governo atende, assim, um pedido do Condesb, o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista. Durante a coletiva, Rogério explicou o porquê dessa solicitação. “Há 14 dias, a Baixada Santista apresentava o melhor indicador do Estado em termos de ocupação de UTI. Apenas 44%. Hoje, estamos com 80%. Os hospitais particulares estão pedindo vaga para o SUS”.

Outro motivo apontado pelo prefeito para a suspensão da Operação Descida foi o recente decreto que antecipa feriados na cidade de São Paulo. “Isso impacta diretamente os municípios da Baixada Santista”, disse ele, acrescentando que pessoas da Capital descem a serra por turismo ou porque têm a região como uma segunda casa.

Lockdown na região
Sobre um possível lockdown, o prefeito de Santos garantiu que essa decisão será tomada em conjunto com os demais prefeitos da Baixada Santista. “Não adianta se tomarmos medidas isoladas”.

Foto da capa: Reprodução/Governo de São Paulo