PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Educadores entram em greve, por falta de acordo, em Cubatão

Essa é a segunda greve de 24 horas, realizada pelos professores em uma semana.

 

 

Vídeo: Sindicato dos Professores de Cubatão (Sindpmc)

 

Por Vinícius Farias

Os educadores da rede municipal de Cubatão entraram em greve de 24 horas nesta terça – feira (30) e protestaram em frente a prefeitura, por conta da falta de acordo no pagamento do Piso Nacional do Magistério para uma parte dos docentes do ensino fundamental 1 e  a falta de regularização da jornada de trabalho dos professores do ensino fundamental 2.

Essa é a segunda greve em uma semana. Na última terça – feira (23), os servidores também cruzaram os braços por falta de comunicação. Devido a greve na semana passada, a Câmara Municipal de Cubatão aprovou em assembleia uma proposta de reajuste de 10,31%, mas de acordo com o Sindicato dos Professores de Cubatão (Sindpmc), o aumento não recompõe as perdas salariais dos profissionais da educação, que já chegam a 17%, tendo então o reajuste negado. Segundo o sindicato, outros 13 itens da pauta de reivindicações entregue em fevereiro foram negados por e-mail, sem sequer uma reunião formal dentro da Campanha Salarial.

A manifestação teve início por volta das 08h30, em frente ao Paço Municipal. Segundo o Sindpmc, no fim do dia, às 17h30, uma assembleia será realizada em frente à Prefeitura para novas deliberações.

 

 

Vídeo: Sindicato dos Professores de Cubatão (Sindpmc)

 

Prefeitura de Cubatão 

Em nota a Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Educação informa que, nesta terça – feira (30), todas as unidades escolares na cidade estão em pleno funcionamento, com seus horários mantidos e seus professores em aula, sem ocorrências.

A Administração Municipal diz, que respeita o direito de paralização, mas que conta com o bom senso de alguns profissionais da categoria para que não prejudiquem a jornada escolar de seus alunos, visto que as atuais reivindicações da categoria de profissionais desta área do ensino está em análise jurídica e judicial.

A nota diz ainda que, a prefeitura aguarda o desenrolar destes assuntos, nas referidas esferas, para concluir eventual análise do que se pede.

Segundo a administração Municipal, no dia de hoje a prefeitura pagou seus servidores com o aprovado 10,31% de reajustes nos salários retroativo abril/2023, e que já estuda o pagamento da metade do decimo terceiro salario agora em junho, para todos funcionários públicos.