A previsão é que o tempo feche entre quinta-feira (25) e sábado (27).
Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik
Da redação
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de “chuvas muito fortes” na Baixada Santista. A previsão é que o tempo feche entre quinta-feira (25) e sábado (27).
O acumulado de chuvas pode chegar a 220 mm. Segundo o Instituto Climatempo, a entrada constante de umidade marítima e a formação de uma nova área de baixa pressão no mar, na altura do Sudeste, vai colaborar para a formação de muitas nuvens carregadas no litoral. “A tendência é de chuva volumosa com potencial para transtornos até o final da semana”.
“As instabilidades já aumentam entre a tarde e noite desta quarta-feira (24), em toda a faixa litorânea e na quinta-feira (25), a chuva será constante ao longo do dia, por vezes vindo com forte intensidade. A chuva mais intensa e volumosa vai se concentrar entre a noite desta quarta (24) e a manhã de quinta-feira (25) entre o litoral sul e a região da Baixada Santista. Na sexta-feira (26), o volume de chuva começa a diminuir em algumas áreas, mas, ainda há risco de chuva forte no litoral norte”, explica o Climatempo.
Recomendações
O órgão recomenda que os moradores evitem áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Ao ouvir um trovão, as pessoas devem procurar um local coberto.
Quem mora em áreas de encosta precisa observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.
Os temporais podem provocar fortes rajadas de vento, com risco de queda de árvores e danos em construções quando as rajadas chegam a 75km/h. Em cenários mais críticos, os vendavais com velocidade a partir de 90km/h podem arrancar árvores e provocar danos estruturais em construções. Nestes casos, procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis; mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes.
A Defesa Civil do estado estará de prontidão ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digite o CEP da localidade de interesse.
Baixada debaixo d’água
A Baixada Santista vem sofrendo com as chuvas, registrando vários pontos de alagamento. Nesta terça-feira (23), o acumulado em Mongaguá era de 45,5 mm.
Em Itanhaém, choveu 30,11 mm e a cidade está em alerta. Na cidade de Santos foi de 66 mm. No mês, o acumulado é de 226,4 mm. Situação parecida em São Vicente, que registrou 66,6 mm.
Já em Praia Grande, o acumulado foi de 38,5 mm. Em Bertioga, 45 mm de chuva. Segundo a Prefeitura de Cubatão, o acumulado de chuva foi de 72,8 mm na região central da cidade. Na área industrial e na área de encosta habitada, os índices pluviométricos foram de 85 mm e 130,4 mm, respectivamente.
Peruíbe ainda não divulgou o acumulado desta terça-feira (23).
Carro cai no canal
Vídeo: Reprodução / Marcelo Ricky
Por conta da forte chuva, um carro caiu em um canal na Rua Lourival Moreira do Amaral, no bairro Parque São Vicente, em São Vicente, nesta terça-feira (23).
Nas imagens é possível ver o veículo dentro do canal. (veja o vídeo acima)
Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que foi acionada por volta das 12h15 e ao chegar no local, o veículo, de modelo I/VW Tiguan, estava sendo removido pelo guincho.
O condutor relatou que trafegava com a esposa e filha pela Rua Lábrea, e devido à forte chuva não percebeu que estava indo em direção ao canal. Ele conseguiu frear e sair do veículo com a família, sem ferimentos.