Da Redação
Ficou para esta sexta-feira a decisão sobre a adoção de um lockdown na Baixada Santista. O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), que reúne as nove cidades da região, esteve reunido na tarde desta quinta-feira (18) por videoconferência.
Porém ,a decisão sobre a ampliação das medidas restritivas na região, não foi anunciada. Enquanto isso, o fechamento do calçadão da orla de Santos deve ser anunciado pela Prefeitura possivelmente nesta sexta.
“As cidades analisam a adoção conjunta de medidas mais restritivas em virtude do avanço exponencial da pandemia em todo o estado e na Baixada Santista. Os municÃpios também reiteraram o pedido ao Governo do Estado de São Paulo para a realização de barreiras orientativas nas estradas de acesso à região, reforço no policiamento e manutenção do cancelamento da operação descida. Os prefeitos expressaram, ainda, preocupação quanto à antecipação de feriados na cidade de São Paulo e os reflexos destra ação na Baixadaâ€
Mais cedo, em entrevista a uma emissora de TV, o prefeito de Santos e presidente do Condesb Rogério Santos, afirmou que o lockdown é uma possibilidade concreta, de forma a ajudar no controle da contaminação pela Covid-19 e sobretudo, no desafogo do sistema público de saúde atualmente à beira de um colapso, por conta da falta de leitos de UTI.
“O lockdown é uma medida efetiva. Se olharmos o caso de Araraquara, a cidade estabilizou o número de internações, mas teve uma redução significativa no número de novos casosâ€, disse.
Foto: Luigi Bongiovanni