O prazo estimado para a conclusão das melhorias é julho de 2024.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Cubatão
Da redação
A Prefeitura de Cubatão iniciou as obras do futuro viaduto da Vila dos Pescadores. Segundo a administração municipal, o objetivo da construção da nova estrutura é contribuir com a mobilidade urbana local, ampliando o acesso ao bairro que, atualmente, possui apenas uma entrada por terra que é justamente cortada pela linha férrea. O prazo estimado para a conclusão das melhorias é julho de 2024.
A prefeitura explicou que a comunidade da Vila dos Pescadores tem cerca de 15 mil pessoas, que serão beneficiadas. Nos primeiros dias foram feitos trabalhos com a montagem do canteiro de obras, central de armação, carpintaria e serviço de sondagem do terreno que consiste em uma análise do local onde será realizada a obra, por meio de uma amostragem do solo e avaliações específicas em campo.
Segundo a administração municipal, a obra do viaduto e de preparação para a reurbanização do local terá investimento de R$ 65 milhões e será realizada pela MRS Logística, concessionária ferroviária que transporta carga pelo município, em parceria com a Prefeitura de Cubatão.
A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovada em julho de 2022, pelo formador das políticas públicas para o setor: a pasta ministerial ligada aos Transportes e Logística (Ministério dos Transportes) e com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outras esferas de governo.
Entenda a obra
De acordo com a prefeitura, o objetivo da intervenção é entregar à população de Cubatão um elevado, com extensão de 375 metros, garantindo melhor fluxo viário e mais segurança aos que transitam na área. Terá início na Avenida Tancredo Neves, dando acesso direto à Vila dos Pescadores, garantindo mobilidade urbana para a comunidade entrar e sair do local com segurança.
Atualmente, a única entrada do bairro está situada no encontro entre a Marginal esquerda da Via Anchieta e a Av. Ferroviária, cortada pela linha férrea. Quando há movimentação de trens, o bairro fica isolado por terra. O viaduto, de mão dupla, permitirá que veículos – incluindo os de emergência e segurança – tenham movimentação garantida, ainda quando da passagem de locomotivas, o que hoje não é possível.
As alterações no trânsito local durante o período das obras estão sendo estudadas pela Companhia Municipal de Trânsito. Neste fim de semana não haverá alteração no tráfego local, de acordo com a CMT.
Novo cartão postal
Só que além da mobilidade urbana, a Prefeitura de Cubatão explica que a obra de construção do Viaduto da Vila dos Pescadores deverá ser um novo cartão postal de Cubatão. As melhorias vão remodelar toda a área, incluindo paisagismo adequado ao meio urbano e escultura valorizando o guará vermelho – ave símbolo da recuperação ambiental da cidade.