PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Contra o frio, o calor da solidariedade em pousada de São Vicente

Por Leonardo Francisco
Da Revista Mais Santos

A chegada do inverno, considerada a estação mais fria do ano, sempre remete um olhar para as pessoas que vivem em situação de rua ou de bastante vulnerabilidade social. É nesta época que campanhas de arrecadação de inverno são intensificadas e diversas associações, empresas, igrejas e outras entidades se mobilizam para oferecer doações de agasalhos, cobertores e comida. Mas já imaginou uma pousada permitir também que pessoas em situação de rua possam se abrigar do frio? Isso acontece em São Vicente.

Logo na entrada da Pousada Praia de São Vicente, no Gonzaguinha, a faixa indica a boa ação: “Você, morador de rua, saia do frio e venha passar a noite quentinha na pousada, com direito a janta e banhoâ€. Quem conta sobre isso é o proprietário do estabelecimento. Apesar da atitude extremamente solidária, ele preferiu não se identificar. Ele justifica a motivação da abertura do espaço com essa finalidade.

“Estava assistindo uma reportagem com a minha esposa sobre os moradores de rua em São Paulo, convivendo com o forte vento e a chuva. Fiquei chocado e questionei com ela: ‘Por que não abrir as estações de metrô para eles?’. Foi então que falei que iria abrir a pousada para abrigar os moradores em situação de rua de São Vicente”, lembra.

Inicialmente, o dono da pousada chegou a demonstrar insegurança, mas a ideia foi em frente com o apoio da mulher. Após conversa com a gerente e os outros funcionários, a iniciativa foi organizada.

“Damos banho, janta e café para eles e eles poderão dormir no quentinho. Começamos a nos mobilizar, mas não tínhamos, por exemplo, colchonetes suficientes para abrigar todos. Pedimos ajuda à Prefeitura de São Vicente e conseguimos o material no Centro POPâ€, explica.

Parceria

A Secretaria de Desenvolvimento Social do município informou que os acolhidos são pessoas cadastradas justamente no Centro POP. De pronto, o Poder Público fechou a parceria oferecendo, além de colchonetes, kits de higiene, roupas e cobertores.

A primeira noite foi tranquila e muito bem elogiada pelos acolhidos. Cerca de 17 pessoas pernoitaram no local. A ação irá durar até quando permanecer o frio.

Outras ações sociais também são realizadas na cidade, de acordo com a Prefeitura. Entre elas, cerca de 90 novas vagas foram abertas nos abrigos da Cidade, em parceria com o Exército Brasileiro, que ofereceu um jantar no Centro POP para 100 pessoas em situação de vulnerabilidade social, preparado pelo 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL).

Doações também são bem-vindas nas duas unidades do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente – FSS-SV, das 9h às 17h: Rua Benedito Calixto, 205, e Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 181. Já para a Campanha do Agasalho, o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) informa que há 25 postos de arrecadação, dentre eles a própria Prefeitura.

Por sua vez, as ações sociais da Pousada Praia de São Vicente não param por aí. O proprietário lembrou que a população também pode ajudar, doando roupas, cobertores, calçados e alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como incentiva outra faixa colocada na entrada do estabelecimento, um recanto de calor para superar o frio intenso.

Fotos: Leonardo Francisco