PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Comerciantes e surfistas fazem manifestações em São Vicente

Da Redação

A manhã desta quinta-feira (25) foi de protestos em São Vicente contra as recentes medidas restritivas para frear a Covid-19. Houve uma manifestação de comerciantes em frente à Prefeitura e outra de um grupo de surfistas na praia do Itararé.

Desde o início do mês os comerciantes da cidade vêm pedindo a reabertura do setor em que atuam sem restrições. “Todo serviço é essencial. Não é o comércio que propaga o vírus. É fila de bancos e lotéricas, são ônibus superlotados”, disse durante transmissão ao vivo o comerciante Merre Arabi, um dos líderes do movimento.

Os principais alvos dos manifestantes foram o governador de São Paulo, João Doria, e o prefeito Kayo Amado. O chefe do Executivo vicentino chegou a ser chamado, em coro, de “covarde” pelos comerciantes, que exigem uma audiência com ele.

Alguns poucos participantes aproveitaram a ocasião para demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Uma manifestante exibia um cartaz pedindo “tratamento precoce urgente” contra a Covid-19, protocolo defendido pelo chefe da nação. Também foram vistas algumas pessoas vestindo camisetas com a imagem de Bolsonaro estampada.

Surfistas
Praticantes do esporte se reuniram na praia do Itararé para protestar contra as medidas que restringem o acesso à faixa de areia e ao mar. Lado a lado, eles caminharam com suas pranchas até a água.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Os surfistas entendem que a modalidade não contribui para a disseminação do coronavírus.

Outro lado
A pedido do portal Mais Santos, a Prefeitura de São Vicente enviou a seguinte nota. Veja na íntegra:

“A Prefeitura de São Vicente informa que compreende o anseio dos comerciantes e lamenta que medidas mais restritivas tenham sido necessárias neste momento tão complicado da pandemia.

A Administração Municipal reitera que segue as determinações do Plano SP, do Governo do Estado e do decreto municipal 5495-A, que estabelece regras mais rígidas com o objetivo de salvar vidas. A ocupação de leitos de UTI já está em 100% e a missão é diminuir o contágio da Covid-19 e a sobrecarga na rede de Saúde.

Vale ressaltar que a Prefeitura já adotou algumas medidas de incentivo tributário. Foram prorrogados os vencimentos dos tributos de ISSQN e IPTU de atividades comerciais não essenciais, já lançados de forma parcelada , referentes aos meses de março e abril do exercício de 2021, podendo ser pagos até 31 de dezembro de 2021, sem a incidência de multa e juros de mora. Outra medida foi a isenção de pagamento da Taxa de Vigilância Sanitária de 2021 aos estabelecimentos comerciais. Aos comércios que já pagaram a taxa em 2021, os valores serão compensados em 2022. A iniciativa deve beneficiar 2.983 contribuintes vicentinos”.

Fotos: Reprodução