Da Redação
Meteorologistas alertam para a chegada de uma forte frente fria que avança sobre a região da Baixada Santista. Por isso, a Prefeitura de Guarujá começa a colocar em prática, nesta terça-feira (27), uma operação que consiste na intensificação das abordagens sociais a pessoas em situação de rua. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) vai ampliar essa busca ativa com o intuito de oferecer acolhimento provisório.
Para realizar a operação, a Sedeas vai reforçar o atendimento com o acréscimo de uma equipe técnica especializada que vai atuar madrugada a dentro, das 22 horas às 3 horas da manhã.
As equipes percorrerão os principais pontos da Cidade, áreas estratégicas, além de verificar os chamados telefônicos que chegam via 153. Durante a abordagem, aqueles que aceitarem ajuda serão encaminhados à Unidade de Acolhimento José Calherani, também conhecido como Albergue Municipal (Rua Manoel Otero Rodrigues, 389 – Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho).
Atualmente, a unidade tem capacidade para 40 pessoas, quantitativo que vai dobrar durante esta semana, para a operação especial. O horário noturno também foi ampliado, das 18 horas à meia-noite, e no período da manhã permanece das 8 às 18 horas. A Abordagem Social às pessoas em situação de rua tem a finalidade de assegurar atendimento especializado, com a promoção de direitos e fortalecimento de vínculos.
Atendimento personalizado
A unidade oferta alimentação, vestuário, higienização e atendimento social, realizando estudo de cada caso e procedendo com os encaminhamentos necessários, sejam eles para área da saúde, documentação, entre outros.
Além disso, com a intenção de construir um processo de saída definitiva das ruas, é disponibilizada a opção do recâmbio, com o custeio de passagens rodoviárias para quem tem família fora do Município. A população pode solicitar o Serviço de Abordagem Social pelo telefone (13) 3384-2756.
Foto: Divulgação