Da Redação
Guarujá tem o orgulho de ter tido a presença de Santos Dumont, o pai da aviação. Ele viveu os últimos momentos da vida, falecendo em 1932. Um de seus legados está o carro fúnebre, que levou o corpo de Santos Dumont. E ele vai estar em exposição novamente na cidade após passar por restauração em Santos.
Trata-se de um um Chevrolet Ramona preto fabricado em 1929 e o carro chegou ao terminal de passageiros City Plaza Ferry Boat´s Shopping, na Vila Ligya, nesta quinta-feira (19). E será justamente neste local que haverá a exposição gratuita, reunindo um acervo de peças ligadas a Santos Dumont, que terá inÃcio em junho e permanecerá até o final de julho. O encerramento da ação culminará com as datas de nascimento (dia 20 de julho de 1873) e de morte do aviador (dia 23 de julho de 1932).
De acordo com a Secretaria de Turismo de Guarujá, a proposta é que a exposição no Ferry Boat´s, também conte com a realização de palestras, além de abertura para visitação escolar. Nas próximas semanas, a Prefeitura receberá novos itens como fotos, documentos, entre outros objetos, que deverão compor a exposição.
De acordo com o secretário de Turismo de Guarujá, Fábio Santos, é com muita alegria que a Cidade recebe o carro de volta. “O retorno do veÃculo – agora devidamente restaurado – demonstra a importância que Alberto Santos Dumont tem para a história de nossa Guarujá, cidade em que ele faleceu”.
Fábio Santos detalha ainda que a Prefeitura, inclusive, já manifestou formalmente o desejo de disponibilizar a guarda do veÃculo à Base Aérea de Santos, para exposição e demais ações nas dependências do futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, e aguarda posicionamento do comando da Base.
Foto: Divulgação PMG