Segundo a Prefeitura, a obra teve início porque as coberturas do centro estavam em estado precário.
Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente
Da redação
A Prefeitura de São Vicente reinaugurou o Boulevard da Rua Martim Afonso, no Centro da cidade. “A reinauguração do Boulevard da Martim Afonso significa um marco de reconstrução do centro comercial de São Vicente. É um trabalho que está sendo feito com muito cuidado, com muito carinho, para que a gente volte a retomar a força do comércio vicentino”, afirma o Secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Guilherme Rivero Guzzi.
Agora, o local foi adaptado para uma via compartilhada, onde é possível a passagem tanto de pedestres, como de veículos, conforme explica o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira:
“Nesse primeiro trecho da Rua Martim Afonso já havia a ideia da criação de um boulevard. Nós pegamos essa ideia e fizemos o que a gente chama hoje de rua compartilhada, ou seja, os veículos poderão passar aqui, mas, a rua está humanizada, está mais agradável, acessível e prioriza o pedestre. Então, apesar dos veículos passarem, ela tem quase o mesmo nível da calçada e uma velocidade máxima permitida de 30 quilômetros por hora. Além disso, em datas fortes para o comércio, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, por exemplo, a rua poderá ser fechada apenas para trânsito de pedestres”.
“A obra teve início porque as coberturas do centro estavam em um estado absolutamente precário. A partir daí a Prefeitura se aproximou dos comerciantes e começamos a viabilizar a reforma e restauro de todas as coberturas. Esse foi o primeiro passo. Além do restauro de um dos lados, foi feita, também, a cobertura do outro lado, que, antes, não existia. Durante as conversas com os comerciantes e a população nós entendemos que não valia a pena só fazer a cobertura então fizemos os passeios que estavam bem deteriorados, sem acessibilidade e hoje nós temos todo esse eixo da Martim Afonso reformado. Mais confortável, acessível e mais bonito”, completa o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira.
Segundo a administração municipal, as obras continuam em outros trechos das calçadas do Centro e fazem parte do programa “São Vicente de Cara Nova”, que visa, por meio da reestruturação de patrimônios de cartões-postais do Município, potencializar a economia da cidade fomentando turismo, lazer, esporte e comércio.
“A reinauguração significa que o centro comercial de São Vicente, que é o maior centro comercial da Baixada Santista está voltando a reviver e que as pessoas podem voltar a se apaixonar pelo nosso centro da cidade. A rua está linda, maravilhosa, as coberturas estão refeitas, as calçadas estão bonitas, acessíveis, tem todo um charme especial e tem o maior comércio da região. Você quer comprar alguma coisa, qualquer coisa, é no centro de São Vicente que você vai encontrar”, declara o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado.
Além das melhorias na Área Insular, a Área Continental também tem o principal eixo comercial revitalizado. A Avenida Ulisses Guimarães foi reurbanizada em 2 quilômetros de extensão, com uma obra que busca promover acessibilidade e valorização urbanística.