PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Base da Guarda Costeira de Praia Grande passa por revitalização

Da Redação

A base da Guarda Costeira de Praia Grande, localizada na praia do  Bairro Canto do Forte, está passando por uma completa revitalização. A  medida desenvolvida pela Prefeitura tem como objetivo melhorar as  condições de trabalho dos integrantes do grupamento e também o  atendimento aos banhistas.

O local, composto por três contêineres, recebeu melhorias com destaque  para a implantação de uma cobertura de telhas e um deck elevado de  madeira. Um dos contêineres vai funcionar como depósito, onde serão  guardados materiais de trabalho, como raias, boias e cavaletes. Nos outros dois ficarão o refeitório, alojamento e banheiro, além da área  de atendimento propriamente dita.

O inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande, Delfo Monsalvo,  explicou que já é possível perceber na prática as mudanças, mesmo com  a revitalização ainda por finalizar. “O espaço está bem maior, temos  um local para guardar a embarcação e é climatizado. A previsão é que  esteja tudo pronto nas próximas semanas”.

Uma das atribuições da Guarda Costeira de Praia Grande é garantir a  segurança de banhistas e proprietários de embarcações.

Referência

A cidade consegue manter zerado o índice de acidentes envolvendo motoaquáticas e outras embarcações marítimas graças a um  convênio firmado pelo grupamento de Guarda Costeira com a Marinha do  Brasil no ano 2000. Com o convênio, a Guarda Costeira passou a exercer  oficialmente a função de fiscalizar a área marítima de Praia Grande,  primeira cidade da região da Baixada Santista a assumir a  responsabilidade desse trabalho.

Área marítima 

Em Praia Grande, para entrar na área marítima, as  embarcações devem passar obrigatoriamente pela base da Guarda  Costeira, localizada entre as avenidas Costa Machado e Brigadeiro  Faria Lima, no Canto do Forte. Não há qualquer outra entrada  permitida. E embarcações que forem flagradas entrando em área marítima  fora da entrada legal são multadas. Embarcações que entram pela área  regulamentada têm documentação e equipamentos de segurança  obrigatórios checados, e seus proprietários são orientados sobre as  peculiaridades de navegação no Município.

Legislação 

Além disso, recentemente uma lei foi aprovada  regulamentando atividades comerciais como aluguel de pranchas de stand  up, passeios de banana boat e caiaque com rigorosos critérios para  serem executadas, com local específico e delimitação de espaço,  justamente para garantir mais segurança, conforto e tranquilidade aos  banhistas.

Foto: Divulgação PMPG