PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Associação Comercial de Santos debate impactos do fenômeno El Niño

A palestra “Como El Niño pode impactar a produtividade no Brasil”, será realizada nesta quarta-feira (14), às 15 horas, no auditório da ACS, localizada na Rua XV de Novembro,137, no Centro de Santos. O evento é gratuito, mas para participar a pessoa deve se inscrever. 
 

Foto: Divulgação

Da redação

A Associação Comercial de Santos (ACS) vai realizar uma palestra, que vai abordar o fenômeno climático, El Niño, nesta quarta-feira (14), às 15 horas, no auditório da ACS, localizada na Rua XV de Novembro,137, no Centro de Santos. O que é o El Niño? Quais os reflexos do fenômeno e de que forma irá influenciar o agronegócio? Essas e outras perguntas estarão em destaque e serão debatidas na palestra “Como El Niño pode impactar a produtividade no Brasil.â€

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link: acs.org.br/climatempoacs

A palestra será conduzida pela meteorologista e apresentadora, Nadiara Pereira, do Climatempo, que vem pela primeira vez a cidade para debater e esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.

O assunto tem sido destaque após a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) renomada agência meteorológica mundial, confirmar oficialmente no dia 08 de junho as condições para a formação do El Niño.  Segundo a NOAA, o fenômeno climático deve persistir até pelo menos o início de 2024, com uma intensificação prevista para o inverno.

Sobre o El Niño

Esse padrão climático causa aquecimento ou temperaturas acima da média na superfície do Oceano Pacífico tropical central e oriental. O fenômeno foi notado pela primeira vez em meados de 1600 por pescadores peruanos, que descreveram períodos de águas excepcionalmente quentes no Oceano Pacífico.

Os eventos do El Niño ocorrem irregularmente em intervalos de dois a sete anos e podem afetar o clima em todo o mundo. Embora não tenha um ciclo regular e seja bastante imprevisível, já que nenhum evento é exatamente igual aos outros, esse padrão climático geralmente interfere no clima normal durante dezembro, perto do Natal.