Após articulações e questionamentos do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB), a região receberá um aumento de 485 policiais no efetivo atual, que reforçarão a segurança de munícipes e turistas que vêm aproveitar o feriado de Carnaval nas praias da Baixada Santista.
O Presidente do CONDESB e Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, deu início às tratativas para que mais PMs viessem para os nove municípios:
“Desde o ano passado, alertamos o Comando do CPI-6 sobre nossa preocupação com o feriado de carnaval, que não contaria com o efetivo da Operação Verão. Cobramos, e tivemos um retorno positivo, com essa sinalização de maior efetivo, anunciada pelo comandante do CPI-6 (Comando de Policiamento do Interior Seis), Coronel Rogério Nery. Participaram representantes de todos os municípios, da área de segurança pública e, graças a isso, tivemos uma sinalização positiva, com 485 novos policiais militares que estarão conosco no Carnaval, de 28 de fevereiro a 5 de março. Isso é muito positivo, porque vai ajudar a gente a conseguir ter uma política de segurança pública fortalecida nessa época do ano em que muitas pessoas vêm para a Baixada”.
Cada município também precisou se comprometer com contrapartidas para a vinda dos policiais militares, conforme explica o Presidente do CONDESB, Kayo Amado.
“Para que isso acontecesse, os municípios destinaram o alojamento para esses profissionais e a alimentação, para que, no período que eles estiverem aqui, tenham esse resguardo. É o compromisso do município para receber esses profissionais e todos se comprometeram a fazer”.
Além do acréscimo no efetivo habitual, ações específicas também serão implementadas, para aumentar a segurança e coibir ações criminosas.
“Vai ter um patrulhamento ostensivo e, para além desses profissionais, teremos também, possivelmente, a força de batalhões especializados, que naturalmente já atuam na Baixada e estarão por aqui, mas é um policiamento ostensivo, preventivo, ocupando diversas regiões das orlas das praias, dos pontos de grande circulação de pessoas, das rodovias. Também teremos, segundo o comandante do CPI-6, o apoio do policiamento rodoviário. Tudo isso é muito importante para que a gente consiga lidar com esse grande trânsito de pessoas”, ressalta Kayo Amado.
O Prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes, que também participou da reunião, reafirmou a importância da atuação do Conselho para o relacionamento com a Polícia Militar.
“O nosso reconhecimento e agradecimento ao Presidente do CONDESB, Prefeito Kayo Amado, bem como ao comandante da PM na região, Coronel Rogério Nery pela sensibilidade e prontidão em atender ao pleito dos prefeitos por reforço na segurança durante o feriado de Carnaval. O envio dos 50 policiais militares, com o apoio dos batalhões do Choque e da Rota, será importante para que moradores e turistas desfrutem com mais tranquilidade da programação de Carnaval e dos atrativos que Itanhaém oferece”.
Kayo também ressalta a importância da parceria entre Estado e Municípios.
“É uma articulação fundamental a gente ter esse diálogo intenso com a Polícia Militar, justamente para conseguir, nessas épocas, ter um reforço maior. Também temos feito um trabalho para a ampliação do efetivo da Polícia Militar de forma permanente aqui na Baixada Santista. Em São Vicente temos conversas avançadas e vivemos essa expectativa de ter um aumento do efetivo ainda esse ano”.