Da redação
Um ouriço-cacheiro foi resgatado no domingo (12), pela equipe ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente. O animal estava na Avenida Saturnino de Brito, no bairro Japuí e teria sido atacado por uma cobra. De acordo com a GCM, o mamífero foi encaminhado ao Instituto Gremar, em Guarujá, onde permanece para avaliação clínica e reabilitação.
Os agentes foram acionados por moradores e quando chegaram ao local tiveram a informação de que a cobra se enrolou no ouriço e ambos caíram do alto da árvore. Apesar de o animal ter escapado do predador ficou ferido.
O ouriço possui o dorso coberto de longos espinhos que se destacam facilmente do corpo e funcionam como defesa. Os predadores naturais são os texugos, gatos selvagens, cães, lobos, raposas e doninhas.
Quando algum animal tenta atacá-lo leva consigo alguns espinhos. No Brasil, o nome ouriço-cacheiro diz respeito a pelo menos oito espécies conhecidas.
Como estratégia de sobrevivência, o “cacheiro” prende-se aos cipós e pode ficar agarrado a até 15 metros de altura.
Como acionar – Denúncias ou solicitações de resgate animais silvestres podem ser feitas ao setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal no (13) 3569-2349 ou na GCM 153.