Da Redação
Desde o último final de semana, uma operação envolvendo os fiscais da Prefeitura, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar de Guarujá, percorre diversos comércios, estabelecimentos e condomínios da Cidade. O objetivo é coibir aglomerações para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus (Covid-19) e também em atendimento ao estado de calamidade pública, ao qual Guarujá se encontra, conforme Decreto Municipal publicado no Diário Oficial do último sábado (21).
As ações são realizadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária, comércio fixo e ambulante, além do apoio da GCM e Policia Militar. Entre sábado (21) e domingo (22), os estabelecimentos e condomínios foram orientados a cumprirem o Decreto, a fim de evitar filas ou aglomeração. No total já foram visitados 23 supermercados, 3 casas lotéricas, 11 restaurantes, 12 associações e condomínios e 1 farmácia. Ao todo foram 45 igrejas e templos religiosos vistoriados, assim como os shoppings.
A equipe também recebeu chamados via COPOM, telefone da Guarda Civil Municipal (153), de um casamento que seria realizado em um restaurante. O estabelecimento foi notificado a não realizar o evento. Outro casamento para 150 pessoas, que aconteceria no sábado (21), em uma casa de eventos também foi adiado.
Um dos locais que também tem a presença de muitos idosos é a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. Lá, os fiscais também orientaram esses frequentadores a evitarem o local. A Unidade do Poupatempo continuará funcionando com restrição de entrada, e o Terminal do Ferry Boat também foi orientado quanto à medida.
Feira do Rolo
Um dos comércios populares mais tradicionais de Vicente de Carvalho, aos domingos, com grande concentração de pessoas é a conhecida Feira do Rolo, na Rua Joana de Menezes Faro, no Monteiro da Cruz. Mas no domingo (22), o cenário foi diferente. O local ficará sem atividade por tempo indeterminado. Os fiscais orientaram os frequentadores a voltarem para suas casas, fazendo cumprir o decreto municipal.
Decreto
Segundo o Decreto Municipal nº 13.569 publicado no sábado (21), assim como em todo o Estado de São Paulo, fica determinado o fechamento, a partir desta terça-feira (24) de restaurantes, bares, lanchonetes e similares, lojas de conveniência, inclusive em postos de combustíveis. Os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício poderão funcionar apenas através do serviço de entrega/delivery (entrega domiciliar).
Já o funcionamento de mercados, supermercados, mercearias, padarias, açougues, peixarias e afins, bem como das farmácias e drogarias, deverão reforçar suas ações de higiene, limpeza e informação sobre a Covid-19. Essas medidas prosseguem, enquanto perdurar o estado de calamidade em saúde pública, decorrente do enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).
Foto: Divulgação