O mar agitado surpreendeu alguns banhistas neste final de semana na Baixada Santista. Ao menos dois casos aconteceram nas praias de São Vicente e Guarujá que obrigaram os guarda-vidas a trabalhar rápido para salvar as vítimas e evitar os afogamentos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação estava em patrulhamento normal e uma menina foi encontrada sendo arrastada longe da arrebentação na praia do Itararé, em São Vicente.
Os guarda-vidas saltaram no mar e superaram a corrente que estava muito forte no local. Embora a banhista estivesse em área ainda considerada rasa, o que exigiu habilidade do piloto do helicóptero e dos profissionais, a vítima foi salva sem grau de afogamento.
Na praia da Enseada, em Guarujá, os guarda-vidas observaram que no mar havia também uma mão para o alto no mar e, na sequência, uma onda grande, no qual fez o banhista sumir. A aeronave parou no local e foi possível avistar a vítima, que tem 27 anos, é do sexo masculino e de São Paulo.
Mais casos pelo litoral
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo, em Praia Grande, neste último domingo, populares perceberam que um banhista estava indo para um local de risco. Orientado, o homem afirmou que praticava natação e que permaneceria naquele local. Porém, minutos depois, o mesmo foi visto sinalizando pedido de ajuda e desapareceu nas águas. Populares acionaram os guarda-vidas, mas a vítima não foi localizada.
Já em Mongaguá, duas vítimas foram arrastadas por uma forte corrente de retorno. No segunda canal da praia, um dos banhistas teria conseguido sair por meios próprios, mas a outra pessoa acabou desaparecendo no mar. O guarda-vida, que estava no setor mais próximo, foi o primeiro a chegar, entrou no mar para o salvamento, avistou a vítima, porém, a mesma afundou antes que conseguissem alcançá-la.
Na cidade de Ilha Comprida, o guarda-vidas foi acionado para socorrer uma pessoa sendo arrastada pela correnteza. De imediato, o 2º PBGV foi acionado e correu sentido o setor Tupinambá. A vítima foi localizada, encaminhada ao PS Ilha Comprida e deixada aos cuidados médicos o qual constatou o óbito.
Aumento de pessoas salvas e redução de mortes
De 2019 para 2020, o Grupamento de Bombeiros Marítimos informa que houve aumento de 40,3% de Salvamentos e redução de 45,4 de óbitos por afogamento.
Nestes primeiros 19 dias do ano, aconteceram seis mortes e 543 pessoas salvas. No mesmo período do ano passado, foram 11 mortes e 387 pessoas salvas.
Neste último final de semana, o resumo de casos teve: uma morte, em Ilha Comprida, além de 65 vítimas salvas e dois desaparecidos, em Praia Grande e Mongaguá.
(Foto: Reprodução)