Da redação
O Festival Internacional de Balonismo, o primeiro realizado em Guarujá, reuniu cerca de 15 mil pessoas no sábado (24). O público pode conferir de perto na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada, balões de 40 metros de altura. De acordo com a organização do evento, o festival superou as expectativas que trouxe nomes renomados da modalidade, inclusive o guarujaense Paulo Toledo. “Por causa da chuva, que caiu até por volta das 16 horas, muita gente achou que o evento seria cancelado, e não compareceu. Já estamos pensando no festival do próximo ano, que certamente será ainda melhor”, disse Toledo.
Em função dos ventos, não foi possÃvel lançar os balões em voos cativos, a cerca de 30 metros, conforme anunciado. Porém, os gigantes coloridos foram inflados e permaneceram fixados aos olhos atentos, sobretudo do público infantil.
O prefeito Válter Suman fez a abertura oficial do evento e agradeceu a Confederação Nacional de Balonismo e a todos que se empenharam junto à Prefeitura de Guarujá para o sucesso do festival. “Nada substitui o sorriso de nossas crianças e das milhares de pessoas que estiveram na Praça Horácio Lafer assistindo a esse espetáculo. Desde o inÃcio de nosso mandato vimos incentivando e promovendo uma série de eventos, transformando sonhos em realidade e metas em conquistas”.
Durante a realização, os visitantes puderam acompanhar o trabalho dos grafiteiros Willis Cavalcante e o KMJ – ambos com intervenções em vários locais do paÃs.
Aqueles que doaram 1 kg de alimento não-perecÃvel – destinado ao Fundo Social de Solidariedade do MunicÃpio, também puderam concorrer ao acesso direto aos balões por meio sorteio.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guarujá