PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Defesa Civil de Cubatão promove Olimpíada com alunos da rede municipal

Para conscientizar sobre a importância da prevenção e cuidados com riscos naturais, alunos de Cubatão participarão da Olimpíada Municipal do Conhecimento em Defesa Civil, nesta sexta-feira (28), a partir das 13 horas, no Bloco Cultural. A competição é promovida pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Cubatão), que realizou palestras nas escolas, com distribuição de apostilas, sobre deslizamentos, alagamentos, enchentes, raios e uso racional da água.

Na etapa municipal, oito unidades de ensino selecionaram três alunos. As escolas participantes são: UME Padre José de Anchieta, Dom Pedro I, Elza Silva dos Santos, Rui Barbosa, Estado do Espírito Santo, Ulysses Guimarães, Padre Manoel da Nóbrega e João Ramalho. A competição será feita por meio de um questionário e também contará com gincanas que valerão pontos.

Etapa regional – A equipe vencedora representará a Cidade na Olimpíada Regional, onde competirão as nove cidades da Baixada Santista. Essa fase está marcada para o dia 10 de outubro em Praia Grande, a partir das 13h30, no Auditório da Secretaria de Cultura, que fica na Av. Presidente Kennedy, nº 9000, na Vila Mirim.

Celebração anual – A data não foi escolhida em vão. Neste 10 de outubro, é comemorado o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais, celebrado anualmente na segunda quarta-feira de outubro.

Instituído pela ONU, o objetivo é alertar sobre a temática dos desastres naturais, as formas de prevenção e redução das consequências, assim como criar uma sociedade mais capacitadada para o enfrentamento dos desastres naturais.

Já a Olimpíada foi criada em 2008 e é organizada pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil da Baixada Santista (Redec), pelas equipes das Defesas Civis municipais da região e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com apoio da Defesa Civil Estadual.

“O mais importante para nós, da Defesa Civil, além de estarmos disseminando informações, é a participação bastante positiva das escolas e principalmente a receptividade entre os alunos e professores. A informação é o ponto central, que fará com que os jovens multipiquem esse conhecimento com sua família, amigos e a comunidade em que vivem. Nós já consideramos todos vencedores”, declarou o responsável pela Comdec-Cubatão, Levindo dos Santos Filho.

 

Foto: Divulgação