PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Baleia jubarte salta na frente de banhistas em Guarujá

Da redação

As baleias tem encontrado refúgio no mar do litoral paulista, e neste domingo (30), um grupo de amigos se surpreendeu com a aparição de um mamífero em Guarujá. O flagrante foi feito enquanto seguiam para ver a apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Praia das Pitangueiras.

O banhista Lucival Andrade conta que ela foi vista no farol da Moela. Ele e os amigos ficaram encantados com os saltos realizados pela baleia. Por sorte, conseguiram registrar um desses momento com o celular (veja no vídeo). “Nem dormir direito”, conta ainda emocionado.

De acordo com monitoramento realizado pelo Instituto Gremar, de janeiro a maio deste ano, entre São Vicente e Bertioga, houve 13 ocorrências de mamíferos; 12 mortos e um vivo. Em 2018, foram apenas dois animais de janeiro a maio, na mesma extensão. Os dois estavam mortos.

Filhote de baleia no Canal 4 em Santos

A visita que chamou atenção aconteceu no dia 16 de junho. Um filhote de baleia da espécie Jubarte (Megaptera novaeangliae) apareceu em frente ao Canal 4 em Santos.  As operações portuárias ficaram interrompidas para a segurança do mamífero. Equipes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), do Instituto Gremar e do Ibama, foram ao local para identificá-la. Somente no dia seguinte o animal deixou a região.

Seis dias depois mais uma ocorrência. Uma força-tarefa foi montada às pressas para ajudar o animal. O Canal do Porto mais uma vez foi fechado para as operações.

Segundo os biólogos do Gremar, estas aparições são comuns nesta época do ano. É o período de reprodução da espécie que acontece de julho a novembro nas regiões do Espírito Santo e da Bahia. Até chegar lá, elas devem passar por mais vezes pelas praias do litoral paulista.