Da redação
O Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançam uma cartilha para ajudar pais e responsáveis a colocar crianças no carro de maneira correta, sem prejuÃzos à saúde.
De acordo com pesquisas, crianças transportadas no banco traseiro do veÃculo têm risco absoluto menor de sofrer ferimentos ou morte em comparação à quelas transportadas no banco dianteiro.
Um dado curioso e informado na cartilha é de que no caso de acidente automobilÃstico, crianças transportadas no centro do banco traseiro têm até 24% menos risco de morte que aquelas transportadas nas posições laterais.
Acidentes de tráfego envolvendo veÃculos automotores constituem uma das principais causas de morte, ferimentos e incapacidades adquiridas no mundo. Considerando-se a faixa etária de 5 a 14 anos, o óbito decorrente de ferimentos provocados pelos acidentes de trânsito é a primeira entre todas as causas definidas, na maioria dos paÃses das Américas, incluindo o Brasil, onde milhares de crianças e adolescentes sofrem as consequências desse problema.
Para ter acesso as informações da cartilha basta clicar no link abaixo:
http://portal.cfm.org.br/images/PDF/cartilhacadeirinhascfmabramet.pdf