Da Agência Brasil e da Redação
No nono dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio, teve brasileiros batendo um bolão e chegando à semifinal do futebol masculino, enquanto no tênis feminino veio a primeira medalha para o País na modalidade na história da competição, mostrando que a dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi estão com a bola (ou seria bolinha?) toda. E teve muito mais:
Futebol masculino
O Brasil avançou à semifinal do torneio de futebol masculino da Olimpíada de Tóquio (Japão). Neste sábado (31), a seleção comandada por André Jardine derrotou o Egito por 1 a 0 no estádio de Saitama pelas quartas de final.
Na próxima terça-feira (3), os brasileiros decidem vaga na final contra o México, às 5h (horário de Brasília), no estádio de Kashima. Os mexicanos se classificaram ao golearam a Coreia do Sul por 5 a 2 na prorrogação, no estádio de Yokohama. No mesmo dia, às 8h, Japão e Espanha disputam a outra semifinal em Saitama.
Tênis feminino
As tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi fizeram história na Olimpíada de Tóquio, no Japão. Neste sábado (31), as paulistas conquistaram a medalha de bronze das duplas femininas ao derrotarem Elena Vesnina e Veronika Kudermetova, do Comitê Olímpico Russo, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 11.
É a primeira vez que o Brasil será representado no pódio olímpico do tênis. Nos Jogos de Atlanta (Estados Unidos), em 1996, Fernando Meligeni chegou à disputa do bronze, mas ficou na quarta posição.
A cerimônia de premiação está marcada para este domingo, 1, após a decisão da medalha de ouro nas duplas femininas, entre as tchecas Barbora Krejcíkova e Katerina Siniakova e as suíças Viktorija Golubic e Belinda Bencic, as algozes de Stefani e Pigossi na semifinal. O horário previsto é 15h do Japão (3h do Brasil).
Na final do salto com vara
O campeão olímpico no salto com vara Thiago Braz segue vivo na briga pelo bicampeonato. O brasileiro alcançou a marca de 5,75 metros (m) na noite desta sexta-feira (30) no Estádio Olímpico e se garantiu na final da prova na Olimpíada de Tóquio (Japão).
“Vamos para a final com boas expectativas, mas espero conseguir fazer um bom salto na final. A qualificação é sempre nervosa, mas acabou dando tudo certo. Na final, espero fazer um ótimo salto. Tudo depende do início de prova, de sentir o ambiente e aquela sensação da final, fora ajustar o aquecimento. A minha cabeça está voltada para repetir os ótimos saltos que fiz nos treinos, tentar ao máximo não errar nenhuma tentativa e, se eu precisar me adaptar, que eu consiga o mais rápido possível”, declarou Thiago ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) após a prova.
Augusto Dutra, o outro brasileiro na prova, acabou ficando fora das finais ao só alcançar a marca de 5,65 m. A decisão será na próxima terça-feira (3), a partir das 7h20.
Final no lançamento de disco
No lançamento do disco, Izabela da Silva conseguiu a marca de 61,52 m no Grupo B, e se garantiu entre as finalistas com o 12º lugar. As outras duas brasileiras na prova acabaram eliminadas.
Após conseguir reverter uma suspensão por doping às vésperas dos Jogos, Fernanda Borges participou do Grupo A e ficou no 10º lugar da chave com 57,9 m. No mesmo grupo, Andressa de Morais, na última chance, conseguiu sua única marca válida, 58,9 m, mas não foi o suficiente para avançar.
A final do lançamento de disco será na próxima segunda-feira (2), a partir das 8h.
Semifinal nos 100 metros
Paulo André Camilo de Oliveira confirmou a condição de melhor velocista do país neste sábado, dia 31, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele terminou em terceiro lugar na sexta série das eliminatórias dos 100 m, com 10.17, e se classificou para as semifinais da prova, que serão disputadas a partir das 19h15 deste domingo (7h15, horário de Brasília), no Estádio Olímpico. A final também será realizada neste domingo, às 21h05 (9h05 de Brasília).
O catarinense Rodrigo Nascimento e o paulista Felipe Bardi dos Santos não avançaram. Rodrigo terminou em sexto lugar na sétima série, com 10.24 (0.8), enquanto Felipe ficou em quinto na série 2, com 10.26 (0.3).
Na qualificação do salto em distância, Samory Uiki e Alexsandro Melo não passaram à final de domingo. O gaúcho Samory obteve a marca de 7m88, ficando em 16º na classificação geral, e o paranaense Alexsandro saltou 6m95, terminando na 29ª colocação. Conhecido como Bolt, Alexsandro volta ao Estádio Olímpico neste domingo para a qualificação do salto triplo, sua especialidade.
Natação
O brasileiro Bruno Fratus garantiu vaga na final dos 50 metros livre da Olimpíada ao terminar a primeira semifinal da prova na segunda posição, com tempo de 21s60, nesta sexta-feira (30) no Centro Aquático de Tóquio.
Na sua semifinal, Fratus ficou apenas atrás do francês Florent Manaudou, que nadou em 21s53. No geral, o brasileiro foi o terceiro melhor (empatado com o grego Kristian Gkolomeev), atrás apenas do atleta da França e do norte-americano Caeleb Dressel, o mais rápido entre todos com o tempo de 21s42.
A final da prova dos 50 m livre acontece no próximo sábado (31), a partir das 22h30 (de Brasília).
Vôlei de quadra feminino
No dia do aniversário do técnico tricampeão olímpico, Zé Roberto, a seleção feminina de vôlei presenteou o treinador com a vitória contra a Sérvia por 3 a 1, na Ariake Arena.
Com isso, o Brasil assume a liderança do Grupo A e enfrenta o Quênia na próxima segunda, dia 2, às 16h25 no Japão (4h25 da manhã no Brasil). A seleção da Sérvia não havia perdido nenhum set até encontrar com as brasileiras em quadra.
Foto: Divulgação