PUBLICIDADE

mascotes

Cães e gatos também têm diabetes?

A Diabetes Mellitus é uma doença endócrina que ocorre nos cães e gatos. É caracterizada pela alta taxa de açúcar no sangue, denominada de hiperglicemia deixando o pâncreas com uma insuficiência na produção de insulina.
A insulina é um hormônio necessário para transportar a glicose ( açúcar do sangue ), os aminoácidos e minerais através do sangue, produzindo energia para as células. Quando a deficiência de insulina ocorre, a glicose não pode ser movida para dentro das células, causando a Diabetes Mellitus.
Os animais que exibem esta doença tem as seguintes características:
urinam com freqüência
perdem peso rapidamente
ficam depressivos
tem dor abdominal
sentem muita sede.
As causas desta doença são: (as fêmeas são mais afetadas)
obesidade
predisposição genética
dieta pobre
anormalidade hormonal
estresse e drogas.
Através do conhecimento da história do animal associado a um bom exame clínico e exames complementares, o veterinário estará capacitado a descobrir a doença. Será necessário um exame de sangue, para verificar a taxa de açúcar e um exame de urina, pois freqüentemente o animal apresenta infecção urinária.
O tratamento requer tempo e paciência. Não existe cura para Diabetes Mellitus, mas como nos seres humanos, poderá ser controlada com injeções de insulina, dieta e exercícios. Com esta terapia seu animal poderá viver feliz e ter uma vida confortável.
Às vezes os animais portadores desta doença precisam ser hospitalizados por 2 a 4 dias, para o acompanhamento do Médico Veterinário, que realizará testes sanguíneos em intervalos regulares durante o dia, para prescrever a dose ideal de insulina a ser administrada.
Em seus lares, os animais terão os cuidados dos seus donos. Estes poderão aplicar as injeções de insulina para o resto da vida. A injeção é dada na pele e não é dolorosa. O Médico Veterinário mostrará ao dono do animal o método de aplicação.
Somente o Veterinário verificará a dose certa de insulina para cada tipo de animal. Em alguns casos, a injeção é aplicada somente uma vez ao dia e em outros até duas vezes ao dia. Alguns animais requerem um só tipo de insulina e outros, uma combinação de insulina.
Entretanto, a Diabetes Mellitus poderá ser controlada com insulina e dieta, portanto as orientações do Médico Veterinário serão de extrema importância, pois só ele conseguirá determinar o método específico para a cura de seu animal.