Por Flavio Righi
Não estranhe se você for recebido cordialmente pelos donos, a brasileira Kris Palo e o argentino – nascido em Buenos Aires – Fernando Moscovisch, com um sorriso nos lábios, brilho no olhar e sempre prontos a conduzi-lo à mesa. Para um frequentador casual, este local pode significar uma ótima referência em cortes de carnes. Aos apreciadores da parrilla argentina seria como um oásis em meio ao deserto. Mas poucos sabem que por trás disto tudo existe uma linda história de amor.
Era o verão do ano 1990, quando Fernando – que na época trabalhava no Club Med – conheceu a artista plástica Kris – na ilha de Itaparica, próximo a Salvador (Bahia). Depois deste primeiro encontro e mais inúmeras idas e vindas, fora as longas horas ao telefone, o casal resolveu morar na cidade de São Paulo.
Em 1995, eles resolveram se mudar para Santos devido às comodidades e contato com o mar. Como Fernando sempre foi ligado ao esporte, costumava jogar bola no Clube dos Ingleses e, aos finais de semana, era convocado a pilotar a churrasqueira e mostrar seu talento no manejo das carnes.
Daí surgiu a ideia de montar um restaurante com a autêntica parrilla argentina com o sugestivo nome de Puerto de Palos, em homenagem à Kris Palo – inaugurado em 24 de janeiro de 2005.
Por falar em parrilla argentina, os cortes, importados da Argentina e do Uruguai, são colocados em posição inclinada, na grelha, próximos à brasa, e são temperados apenas com sal grosso. Isto faz com que as carnes fiquem suculentas, mesmo se bem passadas. Porém, nas formas malpassada ou ao ponto concentram mais sumo e sabor.
Entre os cortes mais servidos, sempre em generosas porções, estão o bife ancho e o bife de chorizo, extraídos de diferentes partes do contrafilé.
Os acompanhamentos podem ser a batata portuguesa, legumes grelhados, tortilha de batata com cebola, creme de milho, espinafre, abacaxi grelhado, purê de abóbora, arroz biro-biro, farofa de ovos e outros tantos. Para entrada, as famosas empanadas de carne ou de queijo com cebola.
Entre os vinhos sugeridos de melhor custo-benefício estão os argentinos Rutini, Catena Zapata e Luigi Bosca. Mas também tem bons vinhos chilenos e uruguaios, entre os mais de 80 rótulos disponíveis. Para sobremesa é servida a torta de maçã – receita de família – com calda de caramelo e sorvete de creme ou o crepe de doce de leite, que formam um capítulo à parte.
SERVIÇO – Restaurante Puerto de Palos
Endereço: Rua Luís de Faria, 64, no Gonzaga, em Santos
Almoço: De segunda a sexta-feira, das 12 às 15 horas / sábados, das 12 às 16 horas / domingos, das 12 às 15 horas
Jantar: De segunda a sábado, das 19 à meia noite
Reservas: (13) 3289-3394