PUBLICIDADE

bem estar

Como escolher a mesa certa!

No momento de decorar a sala de jantar, estar ou cozinha, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas em relação à escolha da mesa, já que ela costuma ser o centro das atenções dos espaços onde acontecem as refeições diárias, além de momentos especiais de confraternização com amigos e familiares.

A primeira coisa que devemos pensar antes de escolher a mesa ideal para um ambiente é qual espaço estará disponível para ela, pois dependendo de onde for inserida, podem surgir alguns problemas, como falta de espaço de circulação em torno da mesa. O ideal é que haja uma distância entre 80 a 100 cm entre a mesa e a parede, ou a outro móvel.

A mesa também não deve interromper a passagem para outros cômodos, ou ser colocada em corredores. O ideal é que as pessoas possam sentar e levantar sem restrições. Se você tem pouco espaço, mas quer ter uma mesa que atenda as suas visitas, opte por mesas redondas, ovalares, retráteis ou com o chamado canto alemão. As retangulares ou quadradas são mais indicadas para espaços maiores com boa área de circulação.

As mesas podem ser de variados materiais: madeira, ferro, alumínio, policarbonato, vidro, pedras e outros materiais, sendo importante analisar a durabilidade e os cuidados que se deve ter em cada tipo de material. As de vidro e policarbonato, por exemplo, são elegantes, indicadas para oferecer a sensação de amplitude, reduzindo a percepção do volume da mesa de jantar, por outro lado é menos resistente a temperaturas altas, além de serem propensas a riscos.

Enquanto as mesas de madeira são mais duráveis, podem receber utensílios quentes, podem até servir como apoio a bancada de preparo, porém, são mais volumosas, pesadas e menos elegantes. Da mesma forma as mesas de pedras (mármore, granito, quartzo, etc.) são pesadas (mesmo quando somente a base é de pedra), sendo quase impossível move-las de lugar. Mas são sofisticadas e fáceis de limpar.

Portanto na hora de escolher sua mesa se atente ao espaço, ao número de pessoas que irão sentar no dia a dia, e não podemos deixar de destacar ao estilo da decoração. Pois a mesa deve combinar com o restante da casa, principalmente quando esta tem o conceito aberto com integração da sala e cozinha.