PUBLICIDADE

Edição Semanal

Ano de Copa, a importância do esporte como ferramenta social

Fotos: Marina Marques

*Por Isabela Ribeiro

Na revista Mais Santos Online desta semana, conversamos com Alex Tadeu, presidente do Projeto Minha Comunidade, que promove a integração entre pessoas de várias idades por meio de atividades esportivas e culturais. Confira:


O que pensa sobre a Copa do Mundo 2018? Acredita que a seleção brasileira possa ser a grande campeã?

Grande evento mundial esportivo esperado por toda população mundial, quanto a trazer o titulo, estaremos na torcida por uma participação melhor do que na última.

Como lidam com a expectativa dos jovens que entram para o projeto com o objetivo de serem jogadores de futebol?

Temos pensamento e deixamos claro que estamos formando cidadãos utilizando esporte como ferramenta social. Acreditamos que devemos prepara-los para o lado do estudo de boas ações e dar ênfase que é uma profissão muito disputada, em que nem todos têm a oportunidade e eles têm que trabalhar esse lado para que não haja frustações lá na frente.

Como o esporte pode mudar a vida de uma criança? Quais os benefícios para o crescimento dela como pessoa?

Acreditamos que as atividades esportivas na sua fase inicial têm como objetivo auxiliá-los nas funções motoras e coordenativas, lhes proporcionando o conhecimento do seu próprio corpo, além dos benefícios em sua saúde que só o esporte proporciona.

Como funciona a Lei de Incentivo ao Esporte?

A entidade tem que aprovar algum projeto que poderá ser municipal, estadual ou federal. Após isso, recebe certificado para captação de recurso consequentemente de abatimento via imposto (icms\iptu\iss), com o projeto aprovado, a entidade deverá visitar empresários e empresas que possam destinar um quantia para a execução do projeto aprovado.

Como e quando surgiu a ideia de criar o Projeto Minha Comunidade?

Projeto minha comunidade surgiu em 1º de julho de 2007, com intuito de interagir com as crianças do bairro aparecida tirando as da vulnerabilidade social além de fortalecer os vínculos afetivos entre suas famílias.

Qual sua trajetória profissional?

Alex Tadeu Alves Rosa, professor de Educação Física e Esportes, militante das causas sociais devido às participações em projetos quando criança. Hoje retribui o que ganhou proporcionando oportunidades a famílias inteiras através do esporte e da cultura.

O que o projeto representa em sua vida?

Na verdade amor de pai. Vi nascer o projeto, começando pequeno nos primeiros passos e hoje andando sozinho. Me deixa feliz estar proporcionando o bem para toda baixada santista. Representa paz de espírito.

Qual a principal missão da instituição?

Utilizar o esporte e a cultura como ferramenta social, além de fortalecer os vínculos entre as famílias atendidas.

Quais os projetos trabalhados atualmente? A quais públicos cada um deles é voltado?

  • Núcleo 1: UME dos Andradas.
  • Núcleo 2: Projeto Educação Infantil, atendimento de cerca de 500 alunos em creche municipal.
  • Núcleo 3: Jardim Piratininga.
  • Núcleo 4: Bolsão 7, Cubatão.

Em formação:

  • Núcleo 5: UME Oswaldo Justo Alemos.
  • Núcleo 6: Educandário Anália Franco.
  • Projeto natação para todos em parceria com a academia estilo do corpo.
  • Projeto planeta fitness, em que os alunos do projeto fazem musculação, ginástica, entre outras atividades em parceria com a academia Planeta Fitness, todas as academias parceiras atuantes no bairro e preocupadas com as causas sociais.
  • Projeto revitalizando espaços públicos com aulas de grafitte para os alunos da rede municipal.
  • A entidade possui cerca de 1500 alunos atendidos.

Como a instituição se sustenta financeiramente?

Hoje dependemos de colaborações voluntárias de alunos, amigos, todos que conhecem o nosso trabalho. Também realizamos eventos, noite da pizza, almoço, jantares e rifas para angariar fundos.

Quais os principais desafios de seu trabalho junto ao Projeto?

Manter é muito difícil, somos três pessoas para planejar, executar, prestar contas e não deixar o barco virar. Às vezes somatizando em nossa saúde. Temos o sonho de um dia ter uma sede própria, um lugar que podemos chamar de nosso, contudo, sabemos da importância do projeto para todos os participantes, respiramos fundo e sabemos que estamos fazendo bem, é a nossa missão.

Como a população pode ajudar o Projeto Minha Comunidade?

De segunda a sexta feira na UME dos Andradas ll, das 18:30 às 22 horas. Telefone: 30190586 ou 997219848 – Alex.

Site: www.projetominhacomunidade.com.br




PUBLICIDADE