PUBLICIDADE

Edição Semanal

Angel Mancio, na luta pela mulher

Por Isabela Ribeiro

Fotos: Arquivo Pessoal


Angel Mancio tem 42 anos, é modelo e empreendedora. Após estar desempregada por dois anos, aos 40 sentia que o peso da idade dificultava a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Ao sentir a falta da valorização de mulheres adultas, lançou o concurso Top Loba, que agora destrinchou em um movimento que tem como objetivo resgatar a autoestima das mulheres que estão na mesma faixa de idade. Confira a entrevista e conheça mais do trabalho:

Como começou a atuar nesta profissão?

Me tornei modelo aos 40 anos por incentivo do meu filho que me perguntou o porquê eu havia desistido do meu sonho de adolescente. Então, além de iniciar o Curso de Modelos da Oficina By Clô, eu ainda empreendi, criando o Concurso Top Loba para mulheres de 40 anos.

De onde surgiu a ideia de criar o Top Loba?

Eu estava desempregada há 2 anos e estava prestes a fazer 40. Não conseguia emprego e sentia que o peso da idade já dificultava a busca. Sentia a falta de valorização das mulheres maduras no mercado de trabalho. Além disso, minha autoestima estava em baixa, e eu estava passando por uma crise de identidade. Comecei a me perguntar como estavam as mulheres na Idade da Loba… Então, quando lancei o Concurso Top Loba, foi com o intuito de resgatar a autoestima das mulheres na faixa dos 40 anos e chamar a atenção da imprensa, e da sociedade, para mandar o recado “olha nós estamos aqui, somos guerreiras, já superamos muitos desafios e temos capacidade de sermos o que quisermos!”.

O que é o Top Loba? (Uma explicação para quem ainda não conhece)

Com a criação do Concurso, enviei a sugestão de matéria para o programa Encontro com Fátima Bernardes e fui convidada a estar no programa com duas candidatas do Rio de Janeiro e a atriz Letícia Spiller, que foi convidada para representar uma Top Loba. Após nossa participação, em 16 de março de 2016, o Concurso virou um Movimento pelo Brasil inteiro, de mulheres (até acima de 40 anos), apoiando a causa pela valorização e empoderamento das mulheres maduras e pedindo para que eu criasse mais eventos desse tipo.

Qual trabalho a Top Loba realiza?

Logo após o Programa Encontro, inventei uma camiseta que virou nossa bandeira, e rapidamente, mulheres de 15 estados do Brasil estavam usando e postando suas fotos com a hashtag #TopLoba. Hoje, temos o Clube Top Loba 5 Estrelas, onde as Lobas pagam mensalidade e ganham assessoria de autoestima, procedimentos de beleza gratuitos e se transformam em nossas estrelas, pois temos a Revista Top Loba Online, onde todo mês uma Loba está na capa e o Programa Talk Loba semanal, ao vivo no Facebook da GuaruTV, onde uma Loba é entrevistada no estúdio e todas as Lobas do Brasil inteiro podem participar da Live, interagindo.

Você acredita que é importante esse movimento de valorização e apoio à mulher? Por quê?

Com certeza! Porque recebo mensagens diariamente de mulheres que dizem o quanto estão felizes em participar do Movimento, porque estavam desacreditadas nelas mesmas, muitas sem expectativas de mudanças, sem coragem de correrem atrás de um sonho, sem autoestima…e ainda sofrendo assédio moral!

O que você acha da condição da mulher atualmente?

Coincidentemente ou não, de 2 anos pra cá (tempo em que estou com esse Movimento), senti uma melhora na valorização das mulheres maduras, principalmente no mercado da moda. Espero ter contribuído pelo menos um pouco para essa mudança, uma vez que consegui levar minha causa para a maior emissora de TV do Brasil, a Rede Globo, e ter mantido minha hashtag #TopLoba na telinha do programa Encontro por 10 minutos! Mas, ainda há muito a ser feito! Porque a condição da mulher atualmente ainda é a de ser subjugada por homens machistas!

Ainda pode melhorar o cenário do machismo e de outras opressões que a mulher sofre?

Pode e se depender de mim, irá mudar! Estou com a Campanha #TopLobasContraOAssédioMoral ativa já há 1 ano e meio e já consegui a participação de personalidades da mídia como a atriz Vera Gimenez e a apresentadora do Tribuna Esporte Vanessa Faro.

O que você acha que ainda precisa mudar?

As mulheres precisam ter coragem de enfrentar, de demonstrar sua indignação, precisam tomar atitudes contra qualquer tipo de assédio, sem medo. E juntas temos mais força e encorajamos umas as outras!

Já sofreu alguma situação de machismo? Qual?

Sim e não faz muito tempo. Fui convidada para jantar pela primeira vez por um empresário do Guarujá e ele foi muito cavalheiro me buscando em casa, me levando no melhor restaurante, pedindo champanhe e os melhores pratos do cardápio. Tudo corria muito bem, com muito cavalheirismo e gentilezas, sem maiores intimidades. Até ele pagar a conta e me chamar para dormir com ele sem a menor cerimônia. Quando eu disse “Calma, estamos nos conhecendo”, ele demonstrou indignação e disse “Nos conhecendo? Você com 40 anos na cara ainda quer conhecer? Não entendo vocês mulheres, teve tudo do bom e do melhor a noite inteira e pode ter mais ainda, mas ainda quer conhecer?”. Conclusão: ele chamou um táxi e nem me levou em casa de volta!  Agora me diz: sou obrigada a transar na primeira noite só porque tenho 40 anos ou já fui casada? Ou porque ele pagou minha conta? Isso me revolta e me enoja. E é por essas e outras que eu lidero um Movimento de valorização de mulheres!

O que você planeja para o futuro? Qual próximo passo?

O próximo passo é fazer a sociedade enxergar o Movimento Top Loba e notar a importância que ele tem! Para que, quando eu estiver em um evento importante, a imprensa não me ignorar e entrevistar apenas os “empresários bem sucedidos e políticos”. Pois uma causa como a nossa, precisa de espaço na mídia! Só assim vamos conseguir lutar com força contra esse machismo opressor! E em agosto (dia 26, domingo) teremos o Evento Beneficente Top Loba Fashion Party, onde nossas Lobas irão ganhar uma noite especial, com desfile de vestidos de gala e baile flashback. Haverá também a coroação da Miss Top Loba 2018 que está com inscrições abertas. A entrada será apenas 1kg de alimento não perecível para doação.





PUBLICIDADE