Mais antigo festival do gênero do País, o Festa – Festival Santista de Teatro anuncia os grupos e espetáculos selecionados para sua 60ª edição, que traz o tema Mulheres em Cena: Da Luta de Pagu aos Dias de Hoje. Com espetáculos da região e mostras estadual e nacional, o evento ocorre entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro, com apresentações gratuitas em diversos pontos.
A abertura ocorre às 21h do dia 24 de agosto, no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico), com a presença de Letícia Sabatella. A atriz se apresenta no espetáculo A Vida em Vermelho – Brecht & Piaf, que vem a Santos pela primeira vez.
Para compor a programação da 60ª edição do evento foram escolhidos, da região, os espetáculos A Revolução das Águas, da Associação Cultural Incena Brasil; Arrastão, da Cia. Etra de Dança; Pagu: qual o gosto do mundo? As várias faces de Patrícia Galvão, da Cia. Teatral Carcarah Voador, e Um discurso para minha Vó, da Cia. Vozavós.
Também marcam presença Willian… e nós…, do Coletivo Makeshake; Cinderela Brasileira, do Grupo Casa 3; Zona!, de O Coletivo; Darluz, do grupo O que é que o gato esconde?, e Cortejo Praiaças, do Movimento de Palhaçaria Feminina da Baixada Santista.
Mostras estadual e nacional
A mostra estadual reúne com os espetáculos Carne, da Kiwi Cia. de Teatro; O Canto das Mulheres do Asfalto, da O Canto das Mulheres; A Farsa do Açúcar Queimado ou A Mulher Que Virou Pudim, do Núcleo Sem Drama; Hysteria, do Grupo XIX de Teatro; Naturaleza Muerta, da Cia. La Desdeñosa, e Feminino Abjeto, do Núcleo Feminino Abjeto.
A exibição nacional traz as montagens Entre Nós Coletivo, do grupo fortalezense Arremate de Teatro; GPS Gaza, da porto-alegrense da Cia. Solos & Bem Acompanhados; Vaga Carne, dos belo-horizontinos da Grace Passô, Isso Não É uma Mulata, dos soteropolitanos Monica Santana e Gameleira Artes Integradas.
A seleção para escolha dos espetáculos regionais aconteceu em uma curadoria coletiva na sala Plínio Marcos, do Centro Cultural Cadeia Velha, no Centro de Santos, e contou com a participação de 27 dos 40 grupos da Baixada Santista que inscreveram seus projetos em edital do Festa.
Mostra das Minas recebe produções
Iniciativa independente que visa exibir e debater a produção feminina no audiovisual, o projeto Mostra das Minas foi convidado para uma sessão especial no 60º Festa, que ocorre no dia 27 de agosto, no pátio central da Cadeia Velha de Santos (Praça dos Andradas s/nº, no Centro Histórico), abrindo espaço para que produtoras mostrem seus trabalhos.
Para participar, podem ser inscritos filmes de até 30 minutos, dirigidos por mulheres, produzidos em qualquer data, nas categorias Baixada Santista e Nacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto e os filmes selecionados serão divulgados no dia 14 de agosto, às 18h, na página e no . Confira mais informações sobre o 60º Festa no Facebook .
Foto: Divulgação