O Cubatão Sinfonia está com inscrições abertas para novos alunos que queiram aprender música ou expressão corporal de forma gratuita. Para participar, basta ter de 5 a 18 anos de idade e muita vontade de aprender. São oferecidas aulas de expressão corporal e musicalização infantil para as crianças menores e, para o restante da turma, classes de violino, violoncelo, violão, contrabaixo acústico, trompete, trompa, trombone, clarinete e percussão.
Os interessados devem se inscrever de terça até a próxima sexta-feira (25), na sede do programa (Av. Principal, 1016, Cota 200), das 9h às 16h. É preciso levar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento; cópia do comprovante de residência; declaração de escolaridade e e uma foto 3X4.
As atividades musicais oferecidas pelo Programa Cubatão Sinfonia são totalmente gratuitas, garantindo o acesso a toda comunidade local e entorno, somente dependendo da inscrição da criança e do adolescente interessado, independentemente de sua condição socioeconômica, etnia, deficiência ou gênero, que deverá apenas comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes.
Não é necessário que tenham conhecimento musical ou que possuam instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.
O Programa – Conta com 200 alunos matriculados, moradores das Cotas e outros núcleos próximos. A criançada tem aulas na teoria e prática, de instrumentos de sopro (metais e madeiras), percussão erudita e popular, cordas (violão e violino), canto coral e musicalização infantil (desde as primeiras notas musicais até a escolha do instrumento). Além disso, os estudantes compõem os Grupos de Câmara, Camerata de Violões, Coral e Fanfarra da Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano, da Cota 200.
O objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento humano, social, educacional, artÃstico e cultural. O Cubatão Sinfonia tem o intuito de auxiliar a construção das competências humanas, sociais e culturais, possibilitando a construção de novos conhecimentos e socialização. O projeto atende moradores em territórios de baixa renda e de vulnerabilidade social, de acordo com o diagnóstico social do municÃpio. Por meio das atividades, cria oportunidades de atuação positiva na sociedade.
O programa surgiu em 2007, quando ainda era somente um projeto. Desse tempo pra cá, acolheu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. A Copebras, além do apoio financeiro, acompanha a evolução das atividades por meio de diagnósticos.
Desde 2012, possui o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o PaÃs.