A Praça Mauá está no circuito das performances artísticas itinerantes, uma das novidades deste ano do Festival Santos Café, que começa nesta sexta (6) e prossegue até segunda (9). No sábado e domingo (7 e 8), a partir das 11 horas, o Homem Cara de Papel, personificado pelo ator, músico e palhaço Daniel Meirelis, com sua sanfona, circulará até as 14 horas pelo Centro Histórico, divertindo crianças e adultos com brincadeiras e intervenções.
Na sequência, nesses dois dias, o Street Music Santos Café leva música e muita animação aos locais onde serão realizadas as atividades do festival. O grupo promete arrastar público pelas ruas, em performances que transformarão o centro santista em New Orleans, cidade do estado norte-americano da Louisiana, considerada a capital mundial do jazz.
Já na segunda (9), quem ocupa as ruas é o músico multi-instrumentista, educador e pesquisador Zero Beto, com seu bloco de um homem só, para performances teatral-circenses que vão agradar em cheio crianças e adultos.
PRAÇA MAUÁ
A programação na Praça Mauá começa às 10 horas de sábado, com exposição do Clube de Automóveis Antigos de Santos, reunindo, até as 16 horas, raridades cujas histórias são contadas por seus zelosos proprietários. Nesse mesmo horário, o projeto Leia Santos ocupa o local, oferecendo livros, revistas, gibis, mesinhas e lápis de cor para a criançada.
Finalizado no Rei do Café, com um barista explicando a diferença dos grãos do fruto, seguindo-se de degustação dos tipos da bebida, o walking tour Rota do Café sai no sábado e no domingo às 11 horas e às 15 horas da Parada Buck Jones, antigo ponto da Linha Turística do Bonde – na segunda, haverá apenas o primeiro horário.
O passeio pelo centro, com cerca de 2h30 de duração, será coordenado por guias de turismo, destacando locais de importância histórica, econômica e cultural relacionados ao café, cuja comercialização alterou o perfil da Cidade, fazendo do porto santista o maior exportador do grão. Santos continua na liderança nacional e, no ano passado, respondeu pelo escoamento de 84,9% da produção nacional (26.130.205 sacas), de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) – em segundo lugar ficou o porto do Rio de Janeiro, com 10,9% do volume exportado.
KOMBOIO CULTURAL
A programação musical começa na Praça Mauá, também às 11 horas, com o Komboio Cultural, no sábado, a cargo do ComboBr e, a partir das 13 horas, com um repertório de blues e rock, por Carla Mariani & Banda. No domingo (8), às 12 horas, a praça será ocupada pelo Cabaré Mobile, com números circenses e muita música. Já na segunda, o Komboio Cultural vai de Santa Kizumba, grupo que mostra o melhor da MPB, jazz e músicas latinas.
Foto: Susan Hortas