PUBLICIDADE

Literatura

Martins Fontes é homenageado na Orla com poesias

Como é bom ser bom, Serenata, Canção Caiçara e Minha Mãe foram algumas das obras de Martins Fontes declamadas por poetas da Cidade na manhã deste domingo (17) em frente ao seu busto, no jardim da orla da Pompeia. A homenagem ao ilustre médico e poeta santista fez parte da Tertúlia Poética, que marcou a abertura da 12ª Semana Martins Fontes, realizada pela Academia Santista de Letras (ASL).

Além de representantes da ASL, participaram integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, União Brasileira de Trovadores e Amigas de Martins Fontes. “Ele foi médico da Beneficência Portuguesa, do Guilherme Álvaro e da Santa Casa, mas nasceu poeta. Sua poesia transmite amor”, afirmou a presidente da ASL, Maria Araújo, lembrando que o poeta, nascido em 23 de junho, também data de fundação da ASL, costumava usar um cravo vermelho na lapela.

O diretor técnico da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Sérgio Willians, ressaltou que o evento tem como intuito preservar a vida e a obra de Martins Fontes, que pregava, em seus poemas, a solidariedade. “Nos dias de hoje, a vibração de se doar é necessária. E Santos é a terra da caridade. Que isso seja sempre cultuado e que haja mais envolvimento da sociedade. Quem valoriza a história, valoriza seu patrimônio, que é de todos nós”.

 

Confira a programação da Semana:

Segunda-feira (18) – Às 10h, romaria dos cravos vermelhos no Cemitério do Paquetá, onde está sepultado Martins Fontes.

Terça-feira (19) – ‘Chá das Cinco’ com declamação de poesias de Martins Fontes na sede da Academia Santista de Letras (Rua Soares de Camargo, 17, Boqueirão).

Quarta-feira (20) –Tertúlia Poética, às 20h, no Clube 21 Amigos Irmãos.

Sexta-feira (22) – Entrega de prêmios de concurso literário, às 19h30, na Academia Santista de Letras.

Sábado (23) – Encerramento, às 16h, na Pinacoteca Benedicto Calixto, com a pianista e poetisa Glorinha Velloso.

 

Foto: Marcelo Martins