PUBLICIDADE

Exposição

Cotidiano das catadeiras é tema de nova exposição temporária do Museu do Café

Foto: Arquivo

Figuras essenciais no setor, as mulheres que exerceram uma das práticas mais importantes no elo da cadeia exportadora do café — a catação — serão o destaque da nova exposição temporária do Museu do Café, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Intitulada “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de caféâ€, a mostra será inaugurada no dia 22 de novembro, às 18 horas, no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café.

As “pianistasâ€, como ficaram conhecidas devido ao foco, destreza e agilidade que aplicavam à função, eram as principais responsáveis pela realização do processo de rebeneficiamento, que consiste em eliminar grãos defeituosos de um lote, a fim de torná-lo mais lucrativo para o fornecedor. O serviço, considerado penoso e mal remunerado, tratava-se da opção mais viável para as trabalhadoras das camadas mais pobres, que estavam desempregadas ou não conseguiam acesso a outras oportunidades.

Ao disponibilizar memórias do ofício e das personagens que protagonizaram essa história, a intenção é evidenciar a trajetória das jovens e adultas que, embora tenham contribuído de forma significativa para o crescimento do mercado, tiveram seus papéis pouco referenciados na narrativa em torno do assunto.

Além de recursos audiovisuais, incluindo imagens, depoimentos, trechos de notícias e vídeos, a exibição proporcionará um ambiente temático, reproduzindo elementos cenográficos de um armazém de catação.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9 às 17 horas e, aos domingos, entre 10 e 17 horas. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu abre de segunda a sábado, das 9 às 18 horas e, aos domingos, entre 10 e 18 horas. Outras informações estão disponíveis no site (clique aqui).