Sob o tema “Qual Mundo Desejamos?â€, o 3º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos será realizado entre terça-feira (28) e 5 setembro com mais de 90 produções de 14 cidades e nove estados brasileiros, além de oito filmes de outros paÃses. Toda a programação tem entrada franca.
Organizada por André Azenha e Paula Cagnani, esta edição do festival, que tem apoio da Prefeitura, busca reflexão em torno de questões como inclusão, tolerância, diversidade e respeito às diferenças. O debate tem como base os 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU e a compreensão da importância do cinema como espaço para troca de ideias.
A programação, que pode ser acessada aqui, ocorre em espaços como o Cine Roxy, Cine Arte Posto 4 – Sala Rubens Ewald Filho, Cine ZN – Sala Toninho Dantas, Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), Cinemateca de Santos, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Universidade São Judas, Estação da Cidadania, Instituto Arte no Dique e Sesc-Santos, entre outros.
HOMENAGENS E DESTAQUES
A programação gratuita tem inÃcio na terça-feira, à s 20h30, no Cine Roxy 5 (Avenida Ana Costa, 443, no Gonzaga), com homenagem a Rubens Ewald Filho, que recebe o troféu Luciano Quirino das mãos do próprio ator santista. Na ocasião, também será exibido o curta-metragem Eu Preciso Destas Palavras Escritas, sobre o artista plástico Artur Bispo do Rosário. Estrelado por Quirino, tem direção de Milena Manfredini e Raquel Fernandes. A noite será encerrada com intervenção artÃstica do projeto Santo de Casa.
Já na quarta (29), à s 17h, será inaugurada no Shopping Pátio Iporanga (Avenida Ana Costa, 465, no Gonzaga) a exposição Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema, com acervo pessoal do crÃtico. Mais tarde, à s 20h, Rubens e Quirino participam do bate-papo Santistas do Mundo, no auditório da Universidade São Judas – Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, na Vila Mathias), com mediação do crÃtico de cinema Waldemar Lopes.
Outro destaque é a também homenageada Eliane Caffé. A cineasta estará presente na tarde de 3 de setembro, quando apresenta o longa-metragem que mescla documentário com ficção, Era o Hotel Cambridge. Além disso, recebe o troféu Ondina Clais das mãos da atriz que dá nome ao prêmio. Mais informações no Facebook.