Da Redação
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artÃstico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, lança o oitavo episódio da websérie SPCD na Estrada, desta vez em homenagem à cidade dde São Vicente, fundada em 1532. O lançamento do curta-metragem acontece de modo gratuito nas redes sociais da SPCD nesta quarta-feira (25), à s 18h.
O cenário desta intervenção dançante é o Monumento Niemeyer, também chamado de Memorial dos 500 Anos, criação de Oscar Niemeyer (1907-2012) inaugurada em 2002 em celebração ao quinto centenário do descobrimento do Brasil. A construção está localizada no topo da ilha Porchat e suas linhas sinuosas em concreto armado – uma marca do arquiteto – abrigam um mirante com vista para a cidade e as praias de Santos.
Esse é o local onde os bailarinos Alan Marques, Luan Barcelos, Matheus Queiroz, Poliana Souza e VinÃcius Viera dançam trecho de Pivô (2016), de Fabiano Lima. Eleito o terceiro melhor espetáculo de dança pelo júri do Guia da Folha de S.Paulo no ano de sua estreia, a coreografia trabalha movimentos do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea.
Sobre SPCD na Estrada
A websérie SPCD na Estrada propõe um novo olhar para cartões postais de cidades paulistas que abrem seus teatros e espaços culturais para receber as turnês da São Paulo Companhia de Dança. A cada novo episódio, os bailarinos dialogam com a arquitetura e a história desses locais interpretando trechos de obras do repertório da Companhia.
Com direção de vÃdeo de Alexandre Cruz e Inês Bogéa, a websérie conta com sete episódios já disponÃveis nas redes sociais da Companhia destacando as cidades de São Paulo, Botucatu, Bauru, Araras, Piracicaba, Salto e Campos do Jordão.
O projeto integra as ações do selo #SPCDdigital e a exibição acontece nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança), no Facebook (@spciadedanca), no Instagram (@saopaulociadedanca), no Twitter (@spciadedanca) e no LinkedIn (@sao-paulo-companhia-de-dança).
Exposição Dança em Percurso
Os episódios de SPCD na Estrada também inspiram a Exposição Dança em Percurso, em cartaz até 12 de setembro na Estação ParaÃso do Metrô São Paulo, na capital paulista. Em parceria com a Linha da Cultura, a exposição apresenta imagens que revelam coreografias emblemáticas da Companhia em dois momentos distintos: no palco, com luz e cenário criados especialmente para cada obra, e em meio à s paisagens do Estado de São Paulo reveladas pela websérie.
Foto: Silvia Machado/ São Paulo Companhia de Dança/Arquivo