A Rede Cinesystem Cinemas realizou uma ação especial na manhã desta quarta-feira (28) para informar a população sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado no dia 02 de abril. Mais de 100 crianças da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Praia Grande, a “Semear e Crescer”, estiveram no multiplex do Litoral Plaza Shopping para assistir uma sessão totalmente adaptada do filme “Pedro Coelho”, com direito a combo de pipoca e refrigerante. A ação foi idealizada pela Cinesystem em parceria com a Associação Comercial de Praia Grande e apoio do Litoral Plaza Shopping.
“Com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo se aproximando, preparamos essa ação tanto para que as crianças possam aproveitar ao máximo a ida ao cinema quanto para informar a população sobre as necessidades especiais de cada uma delas e propor uma reflexão sobre a inclusão de cultura no dia a dia dos portadores de autismo”, explica Sâmara Kurihara, gerente de Marketing da Rede Cinesystem Cinemas.
Para transpor os obstáculos normalmente encontrados pelos autistas nas sessões comuns, a sala de cinema ficou com as luzes acesas, o som mais baixo e as crianças tiveram liberdade para circular e falar à vontade, sem a preocupação de interferir na experiência dos demais clientes, afinal o espaço foi todo reservado para elas.
“Além de ser uma iniciativa inédita na cidade, o evento é uma importante ação de inclusão social que merece a atenção de todos. Nós, do Litoral Plaza, ficamos muito contentes em apoiar a sessão de cinema e ver a satisfação e a alegria de todas as crianças!”, ressalta a gerente de Marketing do shopping, Jannine Bastos.
Para Fernanda Maria Cavalcante, organizadora de eventos da “Semear e Crescer”, a importância do projeto é mesmo a inclusão. “Só quem é mãe de autista sabe como é difÃcil não ter o filho incluÃdo nas atividades da escola, nas festinhas de amigos. Porque as pessoas acham que a criança está fazendo birra, não é educada. Mas na verdade o problema é que eles não gostam de lugares movimentados, muito cheios ou bagunçados. Um trabalho como esse de hoje faz com que a gente tenha mais inclusão social”, comenta.