Com o objetivo de promover a discussão sobre os problemas e as soluções relacionadas à produção e ao sistema alimentar, o Grupo de Pesquisas em Sistemas Alimentares Sustentáveis da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista traz ao Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) a sessão aberta do documentário Comida S.A. (Food., Inc.). Ocorre na segunda-feira (25), às 19h30, com entrada franca.
O filme retrata a indústria alimentícia americana. O roteiro traz uma crítica a esse sistema que, em busca do aumento da produtividade e do lucro, cria, droga e abate os animais de forma desumana. Além disso, insere variedades de grãos geneticamente modificados nos alimentos e componentes que contribuem para o aumento de sua contaminação.
Quarto colocado no 35º Seattle International Film Festival e indicado ao Oscar 2010, sempre na categoria Documentário, o longa-metragem também enfoca que o atual modo de produção impacta a saúde pública, ocasionando doenças como diabetes e obesidade.
A atividade é coordenada pela Profª. Drª. Paula Andrea Martins, do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo. O Miss fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, localizado na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
Foto: Divulgação