O jornalista Marcel Rodrigues Paes viveu até os 26 anos de idade, mas deixou um legado que ajuda até hoje na formação dos quadrinistas e amantes dos HQs da Baixada Santista. Agora, a sua história ganha as telas de cinema. Produzido pelos alunos da Universidade São Judas – Campus Unimonte, o documentário Marcel terá exibição neste sábado (21), às 17h, no espaço que eterniza seu nome, a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, orla do Boqueirão), com entrada gratuita.
Conduzido por depoimentos de Antonio Fidalgo, José Carlos Silvares, Carlos Seco, Flavio Calazans, Helena Gomes, Luciene Ferreira e da mãe do jornalista, Vilma Paes, o filme aborda a vida e o trabalho do rapaz, que evidenciou a cultura dos quadrinhos em Santos.
Dono da primeira coluna sobre HQs em um jornal diário, publicada toda a quarta-feira no caderno de Artes, Marcel disseminava alegria e bom humor mesmo com uma saúde debilitada.
Marcel Rodrigues Paes nasceu em 16 de agosto de 1966 e faleceu em 30 de novembro de 1992. Cursou Jornalismo de 1985 a 1988, ano em que iniciou a carreira no periódico jornalÃstico. Escreveu sobre a sua paixão, os quadrinhos, de 1991 até o final de sua vida.
Programação de Férias
A Gibiteca continua com uma das opções de lazer nas férias de julho. No próximo dia 28, o local abre as portas para o grupo R&B para Todos, que realiza Tarde de Jogos Férias de Inverno, das 13 às 19 horas. No mesmo dia, também ocorre a abertura da exposição Filmes e Séries Virando Arte, de AndreHQ, das 16 às 19 horas. Já no dia 29, às 15 horas, o pessoal do Mosh Studio promove a oficina Desenhando com o Mosh.
Foto: Divulgação