Filmes recentes de diversas partes do mundo, abordando questões socioambientais, são a temática da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que realiza sessões em Santos na próxima semana, dentro de suas ações itinerantes. A programação, gratuita, oferece sessões no Cine Arte Posto 4 – Sala Rubens Ewald Filho (orla do Gonzaga, próximo ao canal 3).
Na terça-feira (25), às 18h30, a sessão é do filme canadense ‘Todo Tempo do Mundo’, que explora uma experiência de afastamento da vida moderna, frequentemente agitada e saturada de tecnologia, propondo a reconexão com o outro e a natureza. Em busca de novas perspectivas, uma família decide deixar o conforto do lar para viver por nove meses em um bangalô isolado na natureza. Com direção, fotografia e produção de Suzanne Crocker.
Já na quarta-feira (26), às 18h30, a dica é a produção francesa ‘(R)Evoluções Invisíveis’, que faz um recorte das sociedades baseadas no imediatismo, nas quais viver em alta velocidade tornou-se a norma. Na fita, algumas pessoas decidem dar as costas à aceleração e tentam retardar tal movimento, que parece destinado à catástrofe ecológica, econômica e social. A direção é de Philippe Borrel.
A sexta-feira (28), também às 18h30, traz o filme ‘Seca’, com direção de Maria Augusta Ramos. Trata da escassez de água, observada em uma região do Brasil em que a população convive com o problema de forma aparentemente endêmica. A câmera percorre a região de Pajeú, enquanto acompanha um carro-pipa que, associado a um programa do público, percorre vários municípios abastecendo a população com água.
Confira a programação completa na Cidade, que também oferece sessões no Sesc-Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) e Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias), no site www.ecofalante.org.br/mostra/programacao/index.
A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da White Martins e apoio da Goodyear, Itaipu Binacional e Reciclo Pepsico.