Dentro de alguns meses, a Cadeia Velha, localizada na Praça dos Andradas, no Centro Histórico, voltará a ser a casa de atividades culturais. A retomada será fruto da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
O convênio firmado entre os dois órgãos e com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), que administrará o prédio, será assinado na próxima semana e permitirá o repasse de R$ 214 mil do estado à Prefeitura. O valor será empregado na confecção de programações culturais no prédio da Cadeia até dezembro.
São previstos trabalhos da Secult nos segmentos de circo, teatro, fotografia, audiovisual, dança, artes visuais, arte urbana e hip hop, gestão cultural, literatura e música. Todos eles já foram encaminhados ao Governo do Estado que, com a formalização do convênio, começarão a acontecer. A verba, no entanto, será repassada em duas parcelas, sendo uma no ato da assinatura do convênio e a segunda quatro meses depois, quando houver a prestação parcial de contas.